NOSSAS ORIGENS - O berço da religião | Notícias Tudo Aqui!

NOSSAS ORIGENS - O berço da religião

Compartilhe:

A cada nova escavação, o santuário mais antigo do mundo, na Turquia, mostra que também é um dos sítios arqueológicos mais enigmáticos da Terra

 

 

Em uma encosta ensolarada no sudeste da Turquia, o santuário religioso mais antigo do mundo está lentamente revelando seus segredos. Isso porque desde que seus primeiros registros começaram a ser escavados, em 1994, apenas uma pequena parte é do conhecimento dos arqueólogos e novas descobertas são constantes. “Quando abrimos uma nova trincheira, nunca sabemos o que esperar.

É sempre uma grande surpresa”, disse o pesquisador Lee Clare, do Instituto Alemão de Arqueologia, em uma entrevista para a imprensa francesa. As descobertas mais recentes mostram a existência de mais doze construções de pedras em um raio de 100 quilômetros da construção principal que datam de pelo menos sete mil anos antes da construção de Stonehenge, na Inglaterra, aos quais os monumentos turcos são constantemente comparados. As pirâmides do Egito também só vieram a ser construídas milênios mais tarde.

Göbekli Tepe, que significa algo como “Colina da Barriga” em turco, tem toda essa importância por revelar como e quando os seres humanos começaram a construir em prol de uma religiosidade.

É nesse local que milhares de seres humanos pré-históricos se reuniram em torno de seus pilares megalíticos em forma de T, de seis metros de altura e altamente decorados – com desenhos geométricos, de animais e pessoas – para entrar em contato com alguma forma de espiritualidade.

Os registros mais antigos, o local foi ocupado por diversas civilizações e possui várias camadas de sedimentos, é de 11 mil anos, quando nossos ancestrais ainda nem usavam objetos de cerâmica.

Acadêmicos acreditam que a história do assentamento humano começou nessas colinas perto da fronteira com a Síria, há mais de 12 mil anos, quando grupos de caçadores da Idade da Pedra se reuniram para construir esses locais sagrados. Göbekli Tepe até inspirou a série de ficção científica da Netflix “The Gift”, que gira em uma das antigas inscrições em seus pilares.

O local, patrimônio da UNESCO desde 2018, tem outra particularidade: é possível visitá-lo e acompanhar, de uma passarela, o trabalho em tempo real dos pesquisadores, que têm encontrado ossos de animais e até humanos, em uma periodicidade quase diária. Para Lee, o sítio levará mais de cem anos para ser totalmente desvendado.

(istoé)


 Comentários
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui