DIA DE SANTO ANTÔNIO - O 'Santo Casamenteiro' é comemorado na capela de Porto Velho | Notícias Tudo Aqui!

DIA DE SANTO ANTÔNIO - O 'Santo Casamenteiro' é comemorado na capela de Porto Velho

Compartilhe:

 

Em homenagem a Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, a equipe do Memorial Rondon que funciona nas mediações da capela de Santo Antônio de Pádua está trabalhando para preparar a “igrejinha” para uma missa nesta segunda-feira (13), às 18h, em Porto Velho.

A equipe realizou a limpeza do local e pintou a fachada da igreja para os fiéis do santo.

História da Capela

Em 1913  a igrejinha era matriz do município de Santo Antônio do Rio Madeira, no extremo norte do estado do Mato Grosso, então divisa com o Amazonas. A primeira missa do lugar foi celebrada pelo padre Raimundo de Oliveira.

Durante muitos anos a igrejinha foi ponto de referencia da antiga cidade que pertencia ao Mato Grosso (MT). Perto dali era o ponto inicial o chamado marco zero da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). A cachoeira que era localizada ao lado a igreja impedia que as grandes embarcações trouxessem mercadorias e atracassem no local. Por isso o ponto inicial da EFMM foi alterado para o local onde está hoje em Porto Velho, que surgiu a partir deste momento.

O município de Santo Antônio acabou virando cidade fantasma e sumiu do mapa depois que o Governo Federal reorganizou a sede administrativa e passou a considerar Porto Velho como centro administrativo.

Na década de 70 a capela foi reconstruída depois do empenho de Lili Taborda (*1928/+2011) e apoio da Maçonaria e Rotary Clube, 5° BEC Batalhão de Engenharia e Construção. Em 1945 a igreja foi reaberta, 1986 o Governador Angelo Angelim tombou como Patrimônio Histórico Estadual.

Com informações do Rondoniaovivo


 Comentários
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui