VIAGEM DE VOLTA À LUA - Artemis 1: veja as primeiras imagens do espaço feitas pela cápsula Órion

Publicidade

 

Após o lançamento do foguete Space Launch System (SLS) da missão lunar Artemis I ocorrido no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nesta madrugada, a sonda Orion, em seu caminho para a Lua, já está compartilhando imagens desse trajeto histórico.

Publicidade

Oito minutos após a decolagem, os dois estágios do SLS se separaram, e o estágio superior do foguete seguiu a viagem com Orion para fora da atmosfera terrestre. Pouco tempo depois da estabilização de questões referentes à viagem, a cápsula Orion transmitiu para a Terra as primeiras imagens registradas por câmeras ligadas às extremidades de suas quatro asas solares.

As atualizações sobre a viagem estavam sendo feitas no Twitter da Agência Espacial Europeia (ESA). A agência compartilhou três fotos de Orion, que futuramente retornará e estará pronto para abrigar ocupantes humanos e levá-los para a Lua.

As primeiras imagens mostram partes da espaçonave. Em uma das fotos, é possível observar a curvatura azul da Terra ao fundo. De acordo com um comunicado da NASA, as câmeras destinadas à missão foram modificadas para uso no espaço. A ESA também compartilhou várias sequências de vídeos curtos que mostram a separação da segunda fase, pode-se até mesmo ver a parte desvinculada do foguete flutuando na escuridão do Espaço.

Publicidade

Artemis 1: lançamento histórico

Segundo estimativas, a cápsula Orion levará cerca de seis dias para chegar à Lua. Assim que ela se estabelecer, Orion quebrará um recorde de maior distância da Terra já alcançada por uma espaçonave com classificação humana, superando a distância 400.170 quilômetros alcançada pela espaçonave Apollo 13 da NASA em abril de 1970.

Orion retornará à Terra em 11 de dezembro deste ano. Seu pouso está previsto para ocorrer no Oceano Pacífico, perto da costa da Califórnia. Essa missão vai determinar as condições para a Artemis II, prevista para ocorrer em 2024. Ela será a primeira a levar humanos de volta à Lua desde o fim do programa Apollo em 1972. Apesar disso, ela não pousará astronautas na superfície do satélite natural da Terra, a responsável por esse feito será a Artemis III, que pode ocorrer em 2025.

(olharidigital)


Publicidade

Noticias da Semana

Veja +