OPINIÃO DE VICTÓRIA BACON - CONDENAÇÃO DE BOLSONARO REDESENHA FORÇAS POLÍTICAS EM RONDÔNIA E MODIFICA O CENÁRIO PARA 2026

Publicidade


A condenação de Jair Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal) a 27,3 meses de prisão, à perda de direitos políticos e à cassação da patente de capitão da reserva produziu um terremoto político no país e em Rondônia, um dos redutos históricos do bolsonarismo, não seria diferente. A decisão abre espaço para novos arranjos partidários, desloca forças e impõe a reconfiguração de lideranças locais.
Há alguns meses atrás, o cenário apontava para um Bolsonaro livre e percorrendo Rondônia com os seus ungidos. Agora, condenado e em prisão domiciliar, que deverá ser transformada em prisão definitiva a partir do próximo ano, provavelmente em janeiro, Bolsonaro passa de mito a cordeiro imolado da Direita Brasileira. Preso, o ex-presidente passa a ter mais força em seus ungidos, principalmente em estados como Rondônia.
Ao mesmo tempo, projeta no plano nacional um novo polo: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que desponta como herdeiro natural do eleitorado de direita, já se colocando como oponente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao articular a anistia, no Congresso, para os condenados.
Em Rondônia, lideranças políticas precisarão redesenhar suas estratégias e arranjos a partir do próximo ano. A imagem do mito Bolsonaro, transformar-se-à no mote do mártir da Direita. Nos bastidores, Bolsonaro deixou desenhado e arquitetado quem serão os seus escolhidos ao Governo e ao Senado, as duas principais cadeiras em Rondônia.
Falta exatamente 1 ano para as eleições. A onda bolsonarista de 2018 que elegeu governadores, senadores e deputados e redesenhou a Direita no Brasil, com certeza terá um novo capítulo no próximo ano, não como uma onda no mar, mas sim como um furacão. O sentimento de perseguição ao bolsonarismo, revolta com as ações do STF e a unificação da Direita, trará um novo cenário político em Rondônia, com novos protagonistas eleitos, principalmente nas cadeiras majoritárias, Senado e Governo. A esquerda, em Rondônia, e seus satélites, partidos de centro-esquerda sofrerão, mais uma vez, um golpe democrático nas urnas!
No plano nacional, Tarcísio de Freitas se projeta como o maior beneficiado pela tragédia política de Bolsonaro. Ao herdar a condição de principal líder da direita, pode articular um campo de centro-direita em torno de sua candidatura presidencial.


Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +