PROVOCANDO A 3ª GUERRA - Rússia inicia convocação de militares da reserva nesta 5ª | Notícias Tudo Aqui!

PROVOCANDO A 3ª GUERRA - Rússia inicia convocação de militares da reserva nesta 5ª

Compartilhe:

 

Rússia iniciou nesta 5ª feira (22.set.2022) a chamada de militares da reserva. A medida, anunciada na 4ª feira (21.set) pelo líder do país, Vladimir Putin, é feita em um momento em que Moscou está perdendo territórios conquistados para a Ucrânia.

Segundo a Reuters, russos em idade de alistamento foram para o exterior nesta 5ª feira (22.set) para tentar escapar da maior campanha de alistamento militar da Rússia desde a 2ª Guerra Mundial.

Na 4ª feira (21.set), Putin fez um discurso televisivo em que “cidadãos que estão atualmente na reserva estarão sujeitos a recrutamento”. Calcula-se que 300 mil pessoas possam ser convocadas.

O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, disse que a mobilização pode resultar em uma escalada no conflito na Ucrânia –iniciado em 24 de fevereiro– e custar mais vidas.

Segundo ele, o movimento sinaliza que o plano de Putin “não está indo de acordo” com o planejado e que o presidente russo teria cometido “um grande erro de cálculo” ao invadir a Ucrânia.

Em outro sinal de que a Rússia se prepara para um conflito prolongado, a Câmara Baixa da Assembleia Federal russa aprovou na 3ª feira (20.set) o endurecimento das leis contra deserção, rendição e saques pelas tropas russas. Os soldados que se recusarem a lutar estarão sujeitos a penas de prisão de 10 anos. O texto precisa ser aprovado na Câmara Alta e sancionado por Putin para entrar em vigor.

Logo depois do anúncio de Putin, a busca por voos para sair da Rússia aumentou. Dados do Google Trends mostram que a busca pelo termo “Aviasales”, site russo de venda de passagens aéreas, cresceu significativamente.

Entre os destinos mais procurados, Istambul (Turquia) e Yerevan (Armênia), há passagens disponíveis somente para voos para Istambul, saindo de Moscou. O preço está em 325.957 rublos (R$ 27.576). Os locais não exigem visto para cidadãos russos.

UCRÂNIA FALA EM PUNIÇÃO JUSTA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskydiscursou na 4ª feira (21.set) na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Em vídeo gravado, disse que a Rússia provocou uma “guerra ilegal” no território ucraniano e pediu “punição justa” contra o país.

Também apresentou uma “fórmula” para alcançar a paz, que inclui a criação de um tribunal especial na ONU para punir a Rússia por provocar o conflito na Ucrânia. “Isso se tornará um sinal para todos os agressores de que devem valorizar a paz ou serão responsabilizados pelo mundo”, disse.

O presidente ucraniano também declarou que o direito de veto da Rússia no Conselho de Segurança da ONU deveria ser retirado e que Moscou tem de ser isolado das organizações internacionais.

Deve-se aplicar um pacote de restrições a eles. Essa é a punição por mentir”, afirmou Zelensky.

(Poder360)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui