FAZENDO BONITO NO BRASIL - Atletas e paratletas rondonienses ganham visibilidade em diversas competições nacionais e internacionais
|
O Estado de Rondônia tem investido em segmentos da Educação, como o Esporte, tanto olímpicos quanto paraolímpicos, desde 2019. Visto é que o Estado tem conquistado títulos consecutivamente em competições escolares em nível nacional, e até mesmo conquistado títulos internacionalmente, nunca antes conquistado, como nas Paralímpiadas Escolares, Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, Jogos da Juventude, entre outros.
Nas Paralímpiadas Escolares, Rondônia tem sido destaque das competições, tendo conquistado desde 2019, 60 medalhas, e na Fase Regional deste ano foram conquistadas 68 medalhas ao longo da competição realizada em Brasília. Em 2019, Rondônia conquistou 38 medalhas, ficando em 18º lugar - nível nacional. Em 2021, o Estado ficou em 2º lugar no quadro geral do Norte e em 15º na classificação geral, com 22 medalhas. A Fase Nacional de 2022 acontecerá em novembro, em São Paulo.
O estudante-atleta Danilo Silva, de 16 anos, é um exemplo disso. O paratleta de Rondônia foi campeão Mundial Escolar em Judô, no torneio realizado na França. Danilo também já tinha sido destaque das Paralímpiadas Escolares, tornando-se tricampeão nacional. Essas conquistas possibilitaram a ele estar apto ao ser convocado para representar o Brasil no Mundial Escolar, realizado na França.
No Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, os estudantes Kauan Andrade, campeão também das Paralímpiadas Escolares e Lucas Francisco conquistaram medalhas de ouro e bronze, respectivamente, durante o torneio realizado em Curitiba. A competição foi realizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes - Ande.
Já no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal, o Estado conquistou, de forma inédita, o título na modalidade futsal ao vencer a Série Bronze, com vitória da Escola Major Guapindaia contra a equipe mineira na final por quatro a três.
O campeonato foi realizado em Balneário Camboriú com a organização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE.
Jogos da Juventude 2022
O mais recente campeonato disputado foi o Jogos da Juventude, em que Rondônia também obteve medalhas nas modalidades Voleibol feminino, conquistando a 3ª colocação após vencer a disputa contra os donos da casa.
E na modalidade Basquetebol masculino e feminino, a seleção rondoniense conquistou o bronze ao vencer as equipes de Goiás e Maranhão, respectivamente. O evento foi sediado em Sergipe e teve a organização realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB.
O estudante-atleta de 17 anos, Thiago Pereira, garantiu recentemente duas medalhas nas categorias Wrestling e luta Greco-Romana nos Jogos da Juventude de 2022, evento realizado em Aracaju, em Sergipe. Thiago se destacou em nível nacional e representou muito bem Rondônia e demonstrou felicidade e sensação de missão cumprida após o feito.
“Estamos felizes que nossos estudantes-atletas tenham representado Rondônia e conquistado destaque em diversas competições nacionais e internacionais, reforçando a importância do Esporte como instrumento pedagógico que agrega valor à educação. Isso só nos motiva a continuar realizando um excelente trabalho”, finalizou a Secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini.
Foto arquivo – ATLETAS E PARATLETAS - DESTAQUE RONDÔNIA (1)
Noticias da Semana
* TORTURADO E ESPREMIDO ATÉ O 'BAGAÇO' - Moraes mantém benefícios de acordo de delação de Cid
* STF AMPARA BANDIDOS E CRIMINOSOS - STF manda soltar 15 membros de quadrilha de tráfico de drogas
* SANGUE NAS RUAS DA CIDADE - Motociclista é assassinado a tiros no meio da rua em ji-Paraná
* O MONSTRO DA FAMÍLIA - Homem suspeito de estuprar filha é preso em Machadinho d'Oeste, RO
* MELHORANDO A CONTA BANCÁRIA - Alero recebe proposta de novo PCCS para servidores do Judiciário
* NISSO PF DO STF USA 'CRIATIVIDADE' - General e outros militares são presos pela PF
* DESEMPENHO - Rondônia se destaca na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
* LULA IMPACIENTE E APRESSADO - Lula refaz foto oficial do G20 com Biden, mas sem Milei