CREPÚSCULO REVELADO - Pôr do Sol em Marte é fotografado pelo helicóptero Ingenuity
|
|
O helicóptero Ingenuity tirou uma bela foto do pôr do Sol em Marte durante seu 45º voo pela atmosfera do Planeta Vermelho, realizado no fim de fevereiro. A foto foi divulgada pela NASA na última quarta-feira (8) em uma publicação no Twitter.
Devido ao ângulo de sua câmera, o helicóptero Ingenuity costuma tirar fotos que mostram principalmente o solo de Marte. Estas imagens ajudam os cientistas da missão a identificar formações geológicas de interesse e até possíveis obstáculos para o Ingenuity e rover Perseverance.
Mas, às vezes, as fotos podem mostrar pequenas porções do céu de Marte, como foi o caso da imagem abaixo:
Onward and upward, Ingenuity!
The #MarsHelicopter will attempt Flight 47 no earlier than March 9. It is expected to fly 1,411 feet (430 m) southwest to reposition itself and image science targets along the way. https://t.co/RlRQibnpIQ pic.twitter.com/TMdLB4Yf5T
— NASA JPL (@NASAJPL) March 9, 2023
Na imagem, o Sol aparece emoldurado por colinas à distância enquanto descia pelo horizonte, finalizando o 714º sol (nome dado aos dias em Marte, que são ligeiramente mais longos que os da Terra) da missão do Ingenuity. Com a iluminação solar, é possível observar um pouco das rochas e areia na cratera Jezero.
O Ingenuity chegou a Marte em fevereiro de 2021, preso ao rover Perseverance. Ele realizou seu primeiro voo dois meses após o pouso e, inicialmente, deveria realizar apenas alguns voos de teste, que iriam demonstrar se seria possível realizar voos motorizados e controlados em Marte.
A aeronave cumpriu a tarefa com tanta excelência que a NASA decidiu estender sua missão. Desde então, o Ingenuity vem acompanhando o rover Perseverance através da identificação de rotas perigosas e regiões de interesse científico, e já completou mais de 40 voos.
(canaltech)
Noticias da Semana
* CORPUS CHRISTI - Serviços essenciais serão mantidos nos próximos dias 8 e 9 de junho
* SERVIÇOS BÁSICOS - Prefeitura realiza mutirão de limpeza na avenida Imigrantes
* MORTE INSTANTÂNEA - Empresário morre esmagado por caminhão boiadeiro na BR-364, em Ji-Paraná
* DESPREZO À MAGISTRATURA - Quem é Cristiano Zanin, indicado por Lula para vaga no STF
* NAÇÃO DE VELHOS - Japão vai pagar US$ 25 bilhões em bônus para casais terem mais bebês
* NOVO RUMO NA VIDA - Sejus realiza mais uma edição de casamento coletivo no Sistema Prisional
* VOVÔ RAUL - Aos 85 anos, Raul Gil passa por cirurgia e está internado em São Paulo
* NOVAS LUMINÁRIAS - Bairro Lagoa é contemplado com o Programa de Eficiência Energética PROLED
* DIA MUNDIAL DO LEITE - Porque ele ajuda a cumprir 17 compromissos da ONU