GRAVE AGRESSÃO REPUDIADA - Vídeo mostra surfista brasileiro agredindo norte-americana por causa de onda em Bali
JP Azevedo, de Vitória (ES), agrediu a surfista Sara Taylor com um soco enquanto os dois ainda estavam no mar e continuou as agressões na praia. Ele disse ter agido 'no impulso'.
|
O surfista capixaba João Paulo Azevedo, conhecido como JP Azevedo, agrediu a surfista norte-americana Sara Taylor enquanto os dois pegavam onda em Balia, na Indonésia.
Um vídeo compartilhado pela vítima em suas redes sociais (veja acima) nesta quarta-feira (5) mostra o brasileiro dando um soco na cabeça dela dentro da água e depois agredindo-a na praia. JP Azevedo confessou a agressão e disse que agiu "no impulso". Ele também afirmou ter agredido por achar que ela era um homem.
No vídeo, Sara está sobre sua prancha pegando uma onda quando JP se aproxima e atinge a cabeça dela com um soco. A mulher se vira para ele, mas parece não revidar de imediato. Em seguida, ainda no vídeo postado por Sara, os dois aparecem já do lado de fora da água.
As imagens mostram ele avançando para cima dela e tentando atingi-la com mais socos. A câmera, manuseada por uma terceira pessoa, parece cair, e é possível ouvir Sara gritar para o agressor ir embora. Segundo a postagem de Sara nas redes sociais, JP continuou agredindo porque viu que estava sendo filmado.
O g1 tentou contato com a surfista para saber se ela registrou boletim de ocorrência, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno.
'Agi no impulso'
Em entrevista ao g1, JP disse que Sara estava no mar e tentava pegar a mesma onda que outro surfista, amigo do brasileiro. Segundo JP, eles se esbarram, mas Sara conseguiu seguir na onda, enquanto o outro surfista saiu.
O capixaba contou ter ido até a norte-americana depois disso e iniciado as agressões porque, segundo ele, ela estava desrespeitando outros surfistas, jogou água no rosto dele e o xingou.
"Foi super errado da minha parte (agredi-la), agi no impulso do momento, eu tenho consciência disso. Fiquei super chateado com a minha atitude", disse JP.
Outros surfistas estavam no mar e viram a agressão, mas ninguém se aproximou.
Em seu post nas redes sociais, Sara afirmou que o brasileiro, além de agredi-la, agrediu o amigo dela.
"Depois de dropar na minha primeira onda, o amigo do cara me deu um soco na cabeça e depois de ser confrontado por ter me batido, ele atacou Charlie na praia por estar filmando ele. Isso é insano, alguém sabe quem são?", disse a surfista na postagem.
O vídeo viralizou e vários surfistas brasileiros conhecidos internacionalmente se manifestaram repudiando o comportamento de JP. Um deles foi o campeão mundial Filipe Toledo.
"Peço desculpas que isso tenha acontecido com vocês! Espero que vocês estejam bem! Não se estressem com pessoas com esse tipo de energia. Eles não duram muito na vida, a vida vai voltar para eles. Mas o que a gente puder fazer para achar ele nós iremos fazer. Deus te abençoe e fiquem bem".
Outros surfistas do país também se manifestaram, identificando JP e falando que ele não representa o espírito do brasileiro.
JP é de Vitória e mora em Bali desde 2019. Ele foi para a cidade para surfar, se casou e teve um filho.
(G1)
Noticias da Semana
* DESEMPENHO - Rondônia se destaca na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
* LULA IMPACIENTE E APRESSADO - Lula refaz foto oficial do G20 com Biden, mas sem Milei
* AGRESSÃO - Jovem é encontrada gravemente ferida em residência na zona Leste de Porto Velho
* A 'INCONTROLÁVEL' DO LULA - Mídia internacional dá destaque ao xingamento de Janja a Musk
* LIÇÃO NO BRASIL - Paraguai está entre os países com os preços de combustíveis mais baixos
* G20 COMEÇA SEM PUTIN - Lula recebe autoridades do G20 no Rio; Milei foi um dos últimos a chegar
* O VERMELHINHO DO ALVORADA - Play9 de Felipe Neto recebeu R$ 14 milhões em isenção fiscal
* GOVERNO PROIBIDO DE BLOQUEAR - Governo sofre derrota no Senado sobre emendas parlamentares
* OPERAÇÃO CONTRAGOLPE - Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes com veneno