Um poder desprezível
A Câmara dos Deputados, de tempos a este, por grande número do que tem assento lá, só tem dado motivos para receber críticas. Nos últimos dias, a Nação toda tem testemunhado ações que só envergonham o eleitor, irritam o contribuinte, amesquinham aquele poder e colocam a população brasileira em desvantagem perante suas iguais.
Chega a causar asco as marchas e contramarchas envolvendo a tramitação do arcabouço fiscal, manifestado na conduta condenável de parlamentares que fazem mau uso do mandato que lhes outorgamos. A evidente distribuição de sinecuras, segundo interesses clientelistas, apenas revela o desprezo que muitos políticos devotam ao eleitor. Some-se a isso o envolvimento de muitos deles em sucessivos trens da alegria, mostrando o equivoco de parte expressiva do eleitorado, ao mandar para a Câmara dos Deputados e para o Senado da República certo tipo de gente.
Achávamos que os exemplos de hoje tivessem ficado no passado, e que os reclamos por ética na politica houvessem incorporado à ordem do dia do Parlamento, levando-o a mudar de rota, ao contrário, a maioria insiste em fazer ouvido de mercador à voz popular, condicionando sua decisão a concessão de privilégios que em nada se coadunam com as legítimas aspirações da maioria do povo brasileiro. Bastar acompanhar os encontros cada vez mais frequentes do presidente Lula com o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, após a sequência de derrotas impostas pelo plenário da Casa ao Palácio do Planalto. Não sem motivo, a Câmara dos Deputados tornou-se um poder desprezível, com as pouquíssimas exceções.
Valdemir Caldas
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo