VENTOS DE 150 KM POR HORA - Tempestade deixa 13 mortos em Buenos Aires
Rajadas ultrapassaram 150 quilômetros por hora, de acordo com um comunicado do gabinete do presidente Javier Milei, e ocorreram no sul da província de Buenos Aires, onde está localizada a capital argentina.
|
Uma tempestade com ventos fortes no sul da província de Buenos Aires, onde está localizada a capital argentina, deixou pelo menos 13 pessoas mortas neste sábado (17), segundo as autoridades.
A área mais atingida foi a cidade de Bahia Blanca, distante 650 km da capital argentina, onde várias pessoas também ficaram feridas por causa de telhados arrancados, informou o governo municipal no X, descrevendo o ocorrido como uma “catástrofe”.
“Com grande pesar, 13 vítimas fatais foram confirmadas até o momento. Pedimos à comunidade que tome extremo cuidado e não circule nas vias públicas”, acrescentou o prefeito do município, Federico Susbielles, em sua conta na mesma rede social.
A imprensa argentina relata que a maior parte das vítimas fatais participava de um evento esportivo no Club Bahiense del Norte, quando o teto do estabelecimento desabou. O clube publicou uma mensagem de luto em sua página no Instagram.
Com roupa que remete a uniforme militar, o presidente Javier Milei foi a Bahia Blanca acompanhar o trabalho das equipes, de acordo com publicações de seus auxiliares nas redes sociais.
A tempestade atingiu também aeroportos. O Aeroparque Metropolitano Jorge Newbery, localizado na cidade de Buenos Aires, ficou danificado. A concessionária afirma que o terminal chegou a ficar fechado até o início da manhã deste domingo por segurança, mas foi reaberto por volta das 10h.
Junto al presidente @JMilei, el ministro de Defensa @luispetri acompañado por el Comandante Operacional de las Fuerzas Armadas y el comandante de la División de Ejército 3, se encuentra en la zona de emergencia Bahía Blanca para supervisar los apoyos. pic.twitter.com/toN7csFjn3
— Ministerio Defensa (@MindefArg) December 17, 2023
O vento causou a queda de árvores, postes, fios e placas na rua e conseguiu mover aviões que estavam parados dentro do aeroporto.
As rajadas de vento ultrapassaram 150 quilômetros por hora, de acordo com um comunicado do gabinete do presidente Javier Milei nas redes, o que equivale à velocidade do vento de um furacão de categoria 1.
“Nesse momento, o Gabinete Nacional está trabalhando em conjunto com as autoridades provinciais e municipais na assistência às vítimas e no controle de danos”, acrescentou o gabinete de Milei, que expressou suas condolências às vítimas e suas famílias.
O governo da província de Buenos Aires informou em seu site que presta assistência e apoio a 40 distritos. Bahía Blanca deve receber o primeiro carregamento de materiais, incluindo colchões, cobertores, roupas, calçados, materiais de limpeza, tambores de água e alimentos.
Fonte: g1
Noticias da Semana
* TORTURADO E ESPREMIDO ATÉ O 'BAGAÇO' - Moraes mantém benefícios de acordo de delação de Cid
* STF AMPARA BANDIDOS E CRIMINOSOS - STF manda soltar 15 membros de quadrilha de tráfico de drogas
* SANGUE NAS RUAS DA CIDADE - Motociclista é assassinado a tiros no meio da rua em ji-Paraná
* O MONSTRO DA FAMÍLIA - Homem suspeito de estuprar filha é preso em Machadinho d'Oeste, RO
* MELHORANDO A CONTA BANCÁRIA - Alero recebe proposta de novo PCCS para servidores do Judiciário
* NISSO PF DO STF USA 'CRIATIVIDADE' - General e outros militares são presos pela PF
* DESEMPENHO - Rondônia se destaca na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
* LULA IMPACIENTE E APRESSADO - Lula refaz foto oficial do G20 com Biden, mas sem Milei