CAUTELA COM DITADORES - Javier Milei anuncia retirada da Argentina do Brics
Carta foi encaminhada a governos do Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul.
|
O governo de Javier Milei oficializou nesta sexta-feira (29) a sua saída do bloco BRICS, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em uma viragem na política externa argentina.
Fontes do Itamaraty confirmaram ao jornal Clarín que uma carta foi enviada aos presidentes dos países do bloco para formalizar a decisão de que a República Argentina não será incorporada como membro pleno a partir de 1º de janeiro de 2024.
A carta, assinada por Milei, destaca as diferenças na política externa do governo atual em relação ao governo anterior e afirma que algumas decisões tomadas pela administração anterior serão revistas, incluindo a criação de uma unidade especializada para a participação ativa do país nos BRICS.
Apesar da recusa em fazer parte do bloco, o governo de Milei enfatizou, nas cartas enviadas aos líderes do BRICS, o compromisso em manter e fortalecer laços comerciais com os membros plenos do grupo. “Desejo destacar o compromisso do meu governo com a intensificação dos laços bilaterais com o seu país, particularmente o aumento dos fluxos comerciais e de investimento”, ressalta a correspondência.
A decisão de ingressar no BRICS foi anunciada em agosto passado pelo então presidente Alberto Fernández. No entanto, Milei expressou sua rejeição à adesão ao bloco na época, destacando o alinhamento geopolítico preferencial com os Estados Unidos e Israel.
(conexão politica)
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X
* TRT-14 E ENERGISA - Acordos trabalhistas superam R$19 milhões em conciliação em 2024
* RATO GUINCHA PARA O LEÃO - Lula reitera que pode taxar EUA e fala em “bravatas de Trump”
* FALTA A VIÚVA DO 'CLEZÃO' - Juiz federal determina pensão vitalícia para viúva de Vladimir Herzog