CIÊNCIA E ESPAÇO - Foguete mais poderoso da SpaceX volta aos céus
|
|
O poderoso Falcon Heavy, maior foguete da SpaceX, voltou ao espaço em missão neste domingo (15). O veículo dessa vez teve a tarefa de entregar um lote de cargas para os militares dos Estados Unidos.
Essa foi a quinta vez que o foguete retornável foi utilizado. Às 19h56, no horário de Brasília, o veículo decolou do Kennedy Space Center, na Flórida, e realizou a manobra em órbita. O modelo é conhecido pelo seu pouso sincronizado no retorno à Terra.
Originalmente, a missão estava marcada para o sábado (14), mas foi adiada para o domingo por motivos não revelados pela SpaceX. Já faziam dois meses desde a última missão do Falcon Heavy.
Falcon Heavy’s side boosters have landed pic.twitter.com/jzxIbHSfFR
— SpaceX (@SpaceX) January 15, 2023
Falcon Heavy baseado no Falcon 9
O foguete, que possui 27 motores em seu primeiro estágio, é baseado em outro modelo da SpaceX, o Falcon 9. O Falcon Heavy conta com os três primeiros estágios do Falcon 9, acoplados a um booster central sob um estágio superior, além das cargas úteis.
Segundo as especificações dos foguetes, o Falcon Heavy consegue transportar até 64 toneladas de carga para a órbita terrestre. Já seu irmão menor, suporta levar para órbita baixa apenas 22,8 toneladas de carga.
Até muito recentemente, o Falcon Heavy era o foguete mais poderoso em operação. O foguete da SpaceX possui cerca de 9100 cv de potência. O posto só foi perdido pelo Space Launch System (SLS), da NASA, responsável por lançar a missão Artemis 1, em 16 de novembro de 2022. O SLS tem uma potência de 16000 cv.
(olhardigital)
Noticias da Semana
* SEM DÓ DAS VÍTIMAS UCRANIANAS - Brasil decide por não assinar declaração contra Rússia
* MAIS UM PAPA DESSE, E A IGREJA FECHA - Papa sugere ser comunista e defende inocência de Lula
* FESTA DO 1º FEITO - Governo Lula inaugura 1ª obra: letreiro de ministério
* 5º ARRAIAL MUNICIPAL - Prefeitura reúne grupos de quadrilhas e bois-bumbás de Porto Velho
* ARREBENTANDO DOENTE E APOSENTADOS - Governo Lula autoriza reajuste de 5,6% no preço dos remédios
* CÊ VIU? RO TÁ DENTRO - Os 10 municípios que mais produzem soja no Brasil