EDUCAÇÃO Óculos de correção da visão são entregues a alunos da rede municipal em Porto Velho | Notícias Tudo Aqui!

EDUCAÇÃO Óculos de correção da visão são entregues a alunos da rede municipal em Porto Velho

Compartilhe:

Programa de oftalmologia contemplou mais de 600 alunos da capital em 2022

 

A partir de fevereiro de 2023, quando deve ser iniciado o ano letivo, o Programa de Oftalmologia da Prefeitura de Porto Velho dará continuidade com os atendimentos aos estudantes da rede municipal de ensino ofertando a consulta oftalmológica e fabricação de óculos corretivos visuais de forma gratuita.

Desde o ano passado, o projeto contemplou mais de 600 alunos com atendimento médico oftalmológico e, aproximadamente, 400 crianças precisaram de correção e receberam óculos de grau corretivo.

O serviço é ofertado através da Secretaria de Educação (Semed), sob a coordenação do Departamento de Saúde Escolar (DSE). “Os atendimentos ocorrem conforme demanda apresentada pelas unidades escolares. Após isso, há consulta numa clínica especializada com agendamento prévio. Se comprovada a necessidade, haverá a confecção da lente e armação ocular. Há relato de professores que gratificam a existência desse serviço. Já teve aluno que voltou a ter bom desempenho em sala de aula, inclusive com a autoestima resgatada. Isso nos faz acreditar que estamos fazendo um bom trabalho para a comunidade escolar”, explicou Gláucia Negreiros, titular da pasta de Educação.

“A escola verifica o estudante que tem dificuldade na leitura, com queixas de dor de cabeça, por exemplo, e que sofre mais no aprendizado. A partir das consultas e da entrega de óculos, o aluno pode voltar a ter o seu convívio escolar normalizado, com mais participação durante os exercícios em sala de aula. Por isso, a secretaria vê o programa como uma forma de oferecer o suporte que o aluno precisa para ter um bom aprendizado, ou seja, melhorar a educação ofertada a ele, além de cuidar da saúde”, explicou a diretora do DSE, Louise Salvador.

A secretária Gláucia Negreiros acrescenta que as ações fazem parte do planejamento estratégico e pedagógico da Semed. “São medidas que só colaboram com o desempenho escolar. É bom demais quando a gente vê a felicidade dos nossos alunos ao voltar a ver as letras e números de forma limpa e compreensiva, dando novamente a oportunidade de resolver as atividades junto aos demais. A partir de fevereiro deste ano, os trabalhos de atendimento vão voltar a ser ofertados para quem precisa”.

Os alunos que necessitam usar óculos podem escolher entre 50 armações diferentes disponíveis no mostruário que fica disponível na sede da Semed, de acordo com a lente indicada pelo médico. Tanto a clínica de consultas, quanto o laboratório que confecciona os óculos, foram contratados via licitação.

O Departamento de Saúde Escolar da Semed também oferece aos alunos consultas com profissionais fonoaudiólogos e atendimentos de saúde bucal, com a entrega de kits odontológicos infantis e ações visando uma vida saudável em toda a rede de ensino.

Texto: Géri Anderson
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui