A MAIOR FESTA DA AMAZÔNIA - Veja tudo o que você precisa saber para acompanhar os bois centenários no 56º Festival de Parintins
Histórias dos bois Garantido e Caprichoso surgiram antes mesmo do festival. Evento valoriza a cultura da Região Norte e também dos povos indígenas.
A "Ilha da Magia" mais do que nunca recebe as cores Azul e Vermelho em mais uma edição do Festival de Parintins este final de semana. Para os amantes da cultura da Região Norte, a espera está chegando ao fim, pois na última quinta-feira(29) aconteceu a abertura do 56º festival. Sexta-feira (30), sábado (1) e domingo (2), os tradicionais e centenários bois Garantido e Caprichoso entram no bumbódromo, a partir das 21h.
Mas, afinal, o que é este festival?
O Festival surgiu em 1965. Na ocasião era uma forma de arrecadar para construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo em Parintins. O nome da cidade, Parintins, também ficou no nome do evento. A cidade é localizada em uma ilha, às margens do Rio Amazonas, cerca de 420 quilômetros da capital.
A primeira edição aconteceu no ano seguinte, em 1966, onde o Boi Garantido se consagrou campeão. A festividade valoriza e exalta a cultura da Região Norte, além de respeitar e apresentar a vivência dos povos originários em suas apresentações.
Com o decorrer dos anos, o festival seguiu crescendo. Em 1988, o Governo do Amazonas construiu o "Bumbódromo", uma arena de espetáculo divida em azul e vermelho. A rivalidade estava consolidada antes disso. As pessoas acompanham as apresentações na arquibancada com uma riqueza de detalhes. Alegorias, toadas e grupos de mais de 4 mil integrantes por boi apresentam a tradição.
A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente, é um dos turismos mais conhecidos do Brasil recebendo turistas de todas as regiões do país e de outros países. Tradicionalmente, a festa acontece anualmente, na última semana do mês de junho.
O Boi Garantido e Caprichoso são os grandes protagonistas das três noites. Cada boi tem 2 horas e 30 minutos para se apresentar em cada noite. Cada um pode escolher o tema da edição e dividí-lo em três, para contemplar todas as noites de festival. Entre os espetáculos, há um intervalo de 45 minutos.
O festival se inicia às 20h (horário de Manaus) e termina por volta de 1h30min da madrugada. A ordem de apresentação em cada noite é sorteada.
Este ano, o Boi Caprichoso, atual campeão, escolheu o tema de "O Brado do Povo Guerreiro", enquanto o Boi Garantido entra ao bumbódromo com "Garantido Por Toda a Vida". De acordo com o sorteio, o Garantido abre todas as três noites de festival.
Rivalidade azul e vermelha
Embora a primeira edição tenha surgido em 1966, os bois de Parintins já arrastavam multidões. Em 1913, 110 anos atrás, o Boi Garantido foi fundado por Lindolfo Monteverde. Boi Caprichoso foi fundado pelos irmãos Roque, Felix e Raimundo Cid. A partir deles, impérios culturais começaram a ser construídos. Junto com isso, muita exaltação ao povo amazonense e aos povos indígenas da região foi feito pelos rivais.
A disputa, antes do surgimento do festival, acontecia de forma informal, mas já regada por muita paixão e amor pelas cores que representavam nas ruas da cidade. O folclore do boi-bumbá, na época, passou por uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão. Foi nas ruas do Amazonas que o ritmo tomou características próprias. Exaltar lendas e rituais das etnias indígenas e da cultura popular da Amazônia foi um dos objetivos de ambos bois.
O Boi Caprichoso logo se intitulou como "Boi da Cultura Popular" e se apossou da cor azul com um boi negro com estrela na testa. O contrário, se apresenta como "Boi do Povão" e estampa a cor vermelha, simbolizado pelo coração.
Grandes marcas como Coca-Cola e Brahma aceitam trocar as cores da logo marca para respeitar a rivalidade local. Por isso, o Boi Caprichoso, no bumbódromo vê as marcas da cor azul dentro do festival.
Campeões
Muitas edições do festival se passaram até aqui, mas, antes desta festividade, as disputas informais não foram contabilizadas. Nas 55 edições do festival, o Garantido acumula o título de campeão 32 vezes. O Caprichoso, por sua vez, foi campeão 24 vezes. Em 2000, houve empate dos bois.
Em 2022, o boi azul se consagrou campeão com uma campanha extraordinária nas três noites. Este ano, o Boi Garantido ameaçou não participar do Festival alegando calamidade financeira. Além disso, o Presidente do Garantido é afastado do cargo pelo Conselho de Ética e documento do conselho também pediu a saída da vice-presidente da agremiação. Quem assumiu como presidente interino foi o diretor administrativo do bumbá, Adson Silveira.
Toadas dos bois
As músicas seguem o tema escolhido por cada boi na edição. Anualmente, os boi-bumbás lançam um álbum com média de vinte toadas (músicas). Mas, de acordo com as regras do festival e critérios de avaliação, o boi pode utilizar toadas de todos os anos anteriores também.
Uma das toadas mais conhecidas do Boi Caprichoso, canta que "esse amor não tem fim. Já faz parte de mim. Te amo caprichoso e vai ser pra sempre assim. Nasci pra amar você, de azul até morrer. Não há um amor maior do amor que eu sinto por você".
Enquanto, uma das mais conhecidas do Boi do Povão, grita que "pinta a cara de vermelho, abram as cortinas da floresta. Garantido vai passar e o show vai começar. Escancare as portas do coração, deixa o amor entrar". Ambas toadas exaltando o amor que seus torcedores fanáticos sentem pelo boi.
Como acontece a definição do campeão?
A avaliação no festival acontece de forma criteriosa, na tarde de segunda-feira, após as apresentações. São 21 quesitos avaliados, além de outros segmentos não julgados. Para a avaliação, os itens são divididos em blocos:
-
Bloca A: quesitos comuns e musicais;
-
Bloco B: itens relativos à cenografia e coreografia;
-
Bloco C: parte artística.
Cada noite é avaliada separadamente e a decisão passa pelas mãos de 10 jurados: três julgam o Bloco A com os seus sete itens presentes; três julgam o Bloco B também com os sete itens presentes; e três julgam o Bloco C com os sete itens. O 10º jurado é o presidente da comissão.
Após a agremiação receber as três notas do Bloco, é descartada a menor. Vence o festival, então, o boi que possuir mais pontos na soma total de todos os blocos em todas as noites.
56ª edição do Festival de Parintins
Além de vários famosos que o Festival de Parintins tem atraído ao decorrer das décadas, a Defesa Civil do Amazonas disse que a expectativa é que 100 mil pessoas passem pelo Bumbódromo e esteja presente na "Ilha da Magia".
Neste ano, o festival terá como pilares a Cultura, o Turismo e a Sustentabilidade. A coordenação parte da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O Fundo das Nações Unidas (Unicef) também se fez presente nos preparativos da festividade.
A Sema desenvolverá atividades voltadas para a preservação do meio ambiente e ações que incentivem a reciclagem.
Como assistir?
As três noites começam às 20h (horário de Manaus). De acordo com o sorteio, o Garantido apresenta primeiro nas três noites. Após o intervalo de 45 minutos, o Caprichoso entra no bumbódromo para fechar a noite.
(SGC)
Noticias da Semana
* O VERMELHINHO DO ALVORADA - Play9 de Felipe Neto recebeu R$ 14 milhões em isenção fiscal
* GOVERNO PROIBIDO DE BLOQUEAR - Governo sofre derrota no Senado sobre emendas parlamentares
* OPERAÇÃO CONTRAGOLPE - Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes com veneno
* BOCA DA JANELINHA - Traficante é preso em boca de fumo durante operação policial na zona Sul
* HORÓSCOPO 2024 - Confira a previsão de hoje (21/11) para seu signo
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões