O CÉU É LINDO; VEJA! - Destaques da NASA: superlua, auroras e + nas fotos astronômicas da semana | Notícias Tudo Aqui!

O CÉU É LINDO; VEJA! - Destaques da NASA: superlua, auroras e + nas fotos astronômicas da semana

Compartilhe:
 

A semana começou com uma superlua brilhando no céu — e ela apareceu por aqui, em meio às fotos destacadas pela NASA nesta semana. Além da foto do nosso satélite natural, o compilado trouxe também imagens de auroras boreais, aglomerados estelares e, como sempre, muito mais.

Confira:

Sábado (01/07) — Trio de galáxias

Em direção à constelação Draco, o Dragão, estão as galáxias NGC 5985, NGC 5982 e NGC 5981. Elas ficam a cerca de 100 milhões de anos-luz da Terra. O grupo é pequeno demais para ser considerado um aglomerado galáctico, mas mesmo assim, proporciona uma bela visão.

A NGC 5985 tem núcleo brilhante, e é considerada uma galáxia ativa. Já a galáxia elíptica NGC 5982 tem sinais de ter sofrido fusões com outras galáxias no passado.

Domingo (02/07) — Aurora e Via Láctea

Pouco antes do fim de uma noite polar em 2015, pesquisadores na estação Zhongshan, da China, aproveitaram para fotografar uma aurora que brilhou no céu da Antártida.

Além da aurora, eles registraram também a faixa da Via Láctea brilhando no céu. Em meio às inúmeras estrelas na foto, estão a Grande e Pequena Nuvem de Magalhães, as galáxias-satélite da Via Láctea.

Segunda-feira (03/07) — Vênus em ultravioleta

Em 2015, o Japão lançou a missão Akatsuki com destino a Vênus, com o objetivo de tentar descobrir o porquê de este planeta ser tão diferente da Terra. Para isso, os instrumentos da nave estudaram a atividade vulcânica por lá, os ventos na atmosfera e mais.

A foto acima foi tirada pela câmera ultravioleta da missão, e mostra o lado diurno de Vênus. Se você observar bem, vai ver um padrão parecido com o da letra V, formado pelas nuvens presentes lá.

Terça-feira (04/07) — Aurora na Islândia

Outra aurora espetacular foi fotografada na Islândia, brilhando sobre a cachoeira Godafoss. Ela apareceu após uma explosão no Sol, que expeliu várias partículas em direção à Terra.

O Sol está se aproximando do máximo solar, o período mais ativo do seu ciclo. Por isso, vários eventos vêm ocorrendo em nossa estrela, e é provável que auroras ainda mais impressionantes aconteçam nos próximos anos.

Quarta-feira (05/07) — Universo observável

Se você fosse ver o que existe até os limites do universo observável, iria encontrar várias galáxias e quasares. Estes objetos aparecem unidos no mapa abaixo, representados por pontinhos coloridos.

Quase todos os pontos na parte inferior do mapa são galáxias; quanto mais avermelhadas, mais distantes elas estão. Já os pontos da parte superior são quasares distantes, sendo que aqueles em azul estão mais próximos que os em vermelho.

Quinta-feira (06/07) — Superlua

O começo da semana foi marcado por uma superlua, que brilhou no céu na segunda (3). O fotógrafo aproveitou para registrá-la no dia seguinte, quando deixava a fase cheia.

A superlua acontece quando a fase lunar cheia ocorre enquanto a Lua está mais perto da Terra, ao longo de sua órbita elíptica. No fenômeno, a Lua pode parecer maior e mais brilhante que o usual.

Sexta-feira (07/07) — Aglomerados estelares

Os aglomerados estelares h e Chi Persei podem ser encontrados em direção à constelação Perseu, a cerca de 7 mil anos-luz de nós.

A dupla de aglomerados tem estrelas bem mais jovens e quentes que o Sol. Pode não parecer, mas eles estão separados por poucas centenas de anos-luz.

(APOD)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui