REPROVADO PELAS 'BASES' - Avaliação positiva de Lula recua de 41% para 37% em 5 meses. | Notícias Tudo Aqui!

REPROVADO PELAS 'BASES' - Avaliação positiva de Lula recua de 41% para 37% em 5 meses.

Compartilhe:

Rejeição sobe nesse período de 24% para 28%, segundo estudo realizado pelo Ipec (ex-Ibope) publicado nesta 6ª feira.

 

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta 6ª feira (9.jun.2023) mostra que o percentual de avaliações positivas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuou de 41% para 37% nos primeiros 5 meses de governo. Nesse mesmo período, a rejeição do petista subiu de 24% pra 28%. 

Conforme a pesquisa, 53% dos brasileiros aprovam a gestão Lula 3, ante 40% que a desaprovam. Outros 7% não souberam responder. O Ipec entrevistou presencialmente 2.000 brasileiros acima de 16 anos de 1° a 5 de junho em 127 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 percentuais para mais ou menos em um intervalo de confiança de 95%.

O Ipec (Inteligência, Pesquisa e Consultoria) é uma empresa de pesquisas comandada por integrantes da direção do antigo Ibope, empresa do mesmo ramo que realizava levantamentos de opinião, política e mercado e encerrou suas atividades em 2021, depois de 79 anos de história.

PIOR NO NORDESTE E COM MAIS POBRES

A pesquisa também indica que, na região Nordeste, principal reduto eleitoral de Lula, a taxa de aprovação do governo caiu de 55% para 45% no período.

Nos 5 meses de governo, o cenário é de aumento da rejeição entre os mais pobres (aqueles que vivem com até 1 salário mínimo por mês). Em abril, Lula era aprovado por 53% desse grupo social. Agora, por 43%.

Entre os mais ricos (que recebem acima de 5 salários mínimos), o percentual de aprovação aumentou de 30% para 36% no fim do 1º semestre.

CONFIANÇA EM BAIXA

O Ipec também perguntou aos entrevistados sobre a percepção de confiança na figura do presidente. A pesquisa indicou que o percentual, que havia registrado 10 pontos de vantagem para Lula em março, agora está em situação de empate técnico: 50% dos brasileiros confiam e 46% desconfiam do presidente. 

(poder360)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui