VITÓRIA DA MULHERES - Federação proíbe ‘mulheres trans’ de competirem em eventos femininos | Notícias Tudo Aqui!

VITÓRIA DA MULHERES - Federação proíbe ‘mulheres trans’ de competirem em eventos femininos

Compartilhe:

Presidente do grupo disse que decisão se baseia na ciência

 

Federação Internacional de Atletismo anunciou que “mulheres trans” (pessoas que nasceram do sexo masculino) estão proibidas de disputar eventos internacionais na categoria feminina, a partir de 31 de março deste ano.

“Decisões que envolvam necessidades e direitos conflitantes entre grupos distintos são sempre difíceis”, disse o presidente da federação, Sebastian Coe, ao mencionar que a norma sobre “mulheres trans” não é definitiva. “Continuaremos com a visão de que devemos manter a justiça para as atletas femininas acima de todas as outras considerações. Vamos nos guiar pela ciência no tocante à performance física e à vantagem masculina, que, inevitavelmente, se desenvolverá nos próximos anos.”

Um dos conselhos da federação vai criar um grupo de trabalho, com duração de 12 meses, para analisar a questão com profundidade. Além de um presidente independente, haverá até três membros do conselho, dois atletas da comissão de atletas, um atleta trans, três representantes das federações-membros e representantes do Departamento Mundial de Saúde e Ciência do Atletismo.

O objetivo do grupo será consultar especificamente atletas trans para registrar suas opiniões sobre competir no atletismo, encomendar novas pesquisas e apresentar recomendações ao conselho.

(revistaoeste)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui