CIDADE DO PARAMOTOR - Pimenta Bueno recebe competidores de paramotor para Brasileiro da modalidade | Notícias Tudo Aqui!

CIDADE DO PARAMOTOR - Pimenta Bueno recebe competidores de paramotor para Brasileiro da modalidade

Compartilhe:

Boa parte dos competidores são do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, cinco competidores paraguaios também participam do evento, além de um catari

 

Pimenta Bueno é a cidade do paramotor e do paratrike aqui em Rondônia. Ao menos até domingo (7) quando a cidade do interior do estado recebe competidores no Campeonato Brasileiro de Paramotor. Ao total serão três dias de provas, terminada no sábado (6), com premiação no domingo (7).

- O Campeonato Brasileiro ele acontece em duas etapas. Uma em Pimenta Bueno e outra em Casa Branca, São Paulo. Aqui em Pimenta são dezessete competidores, que somando pontos com a etapa de Casa Branca eles serão classificados. Os seis primeiros para o mundial. Hoje na verdade em Pimenta Bueno tem competidores do Brasil e do Paraguai e também um representante que veio do Qatar - explica Nilzomberto Leite, organizador do campeonato.

Entre os atletas, destaque para a participação especialíssima da Campeã Brasileira de Paramotor Feminino, Prycilla Zgoda. Ela comentou sobre a modalidade e convivência no esporte.

- Comecei no esporte há três anos apenas, e assim, comecei a me envolver e me apaixonei pelo voo. Hoje sou campeã brasileira de 2022. A cada voo é um novo desafio. É uma nova modalidade que a gente aprende. É um novo desafio! E assim, representar as mulheres é dizer que você mulher, você pode, você pode fazer acontecer, com certeza - disse Prycilla Zgoda, campeã brasileira da modalidade em 2022.

Alan Braga é de São José dos Pinhais (PR) e também ostenta o título de campeão brasileiro na última temporada. Ele está no páreo na competição.

- Pimenta Bueno é um lugar espetacular para voar. Eu já estive aqui em outra oportunidade. Eu vi um potencial incrível nessa região pro esporte, porque é um lugar bastante amplo, bastante plano. A cidade é bastante acolhedora. Tem estrutura para receber os atletas. Então acho que foi uma escolha muito bem acertada Pimenta Bueno entrar no circuito das competições de paramotor de 2023 - afirmou.

É muito importante para o município de Pimenta Bueno ter a oportunidade de sediar um evento tão grandioso. Na verdade, nós estamos falando de uma etapa de um evento nacional. Então Pimenta Bueno é conhecida por sua tradição da escola de paramotor. Um esporte bastante conhecido na região e agora Pimenta entra para o cenário nacional da disputa desse esporte. O município acha muito importante e se dispõe para auxiliar e desenvolver também. O município tem o interesse turístico no financiamento desse esporte.

— Tiago Graci, procurador-geral de Pimenta Bueno

Os pilotos terão a chance de competir em um evento nacional dedicado a essa modalidade emocionante com velocidade, precisão e habilidade acrobática. Os pontos obtidos em cada etapa serão somados para determinar o campeão nacional. Essa competição é realizada pela Confederação Brasileira de Paramotor (CBPM) e conta com o incentivo do município de Pimenta Bueno.

Os competidores serão avaliados por um painel de juízes experientes, que irão apreciar a habilidade dos pilotos em realizar manobras acrobáticas, como piruetas, curvas fechadas e voos rasantes. Eles também avaliarão a precisão dos pilotos em cumprir um percurso determinado no menor tempo possível.

O que é paramotor e paratrike?

Paramotor é uma adaptação do parapente com um motor às costas do piloto. No paramotor, a velocidade de vento se gera graças a força que o motor que se leva nas costas.

Já o paratrike é a combinação do parapente com um veículo motorizado chamado trike. Ele proporciona ao piloto e ao passageiro maior conforto de realizar todos os procedimentos de voo (decolagem, voo e pouso) sentados em um veículo associado.


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui