'BAMBAS DO SAMBA' - Bainha sagrou-se vencedor de certame nacional
Ele concorreu com grandes nomes nacionais na categoria masculina
O porto-velhense Mestre Bainha foi o vencedor do Grande Prêmio do Carnaval Brasileiro na categoria masculina "Bambas do Samba". O título é conferido pela Fenasamba - Federação Nacional das Escolas de Samba. O prêmio será entregue no Congresso Nacional do Samba, na cidade de Corumba- MS, de 21 a 23 de julho deste ano.
Ele concorreu com nomes de destaque nacionalmente, como Claudio Brito, do Rio Grande do Sul; e Mestre Dionizio, do Rio de Janeiro, porém prevaleceu a história do Mestre Bainha como compositor, diretor de harmonia, mestre de bateria e carnavalesco, enaltecendo o samba em Rondônia desde 1948, quando iniciou sua trajetória.
Quem é Mestre Bainha
Waldemir Pinheiro da Silva, conhecido no mundo do samba e no meio cultural como Mestre Bainha, é Carnavalesco, compositor, diretor de harmonia, diretor de bateria e ritmista. Foi eleito o primeiro Cidadão do Samba de Porto Velho.
Boêmio nato, ele iniciou sua carreira profissional muito jovem. Prestes a completar 85 anos de idade, ainda está na ativa, participando de rodas de samba na cidade de Porto Velho, compondo para várias entidades culturais, orientando e assessorando as questões que envolvem o carnaval e o samba.
Sua obra já recebeu inúmeras homenagens, troféus, prêmios e títulos, tendo até mesmo documentários produzidos sobre o seu trabalho.
Ele compõe sambas enredos, marchinhas de carnaval e muito samba de roda, samba canção e samba exaltação, alguns em autoria solo e outros em parceria com seus parceiros Oscar Knightz e Zé Baixinho, reconhecidos pela comunidade do samba comoTrio de Ouro, sempre impondo respeito nos quesitos: letra, música, poesia e melodia.
É pioneiro na realização de desfiles das Escolas de Samba. Foi fundador da primeira agremiação da cidade, o "Gres Os Diplomatas". Atualmente faz parte da Ala de compositores do "Gres Asfaltão",
Tanto à Asfaltão quanto a Diplomatas já prestaram homenagem ao Mestre Bainha na avenida com enredos sobre sua obra, contribuição ao Carnaval e as escolas de samba.
Ele foi criador do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Carnaval de Porto Velho e deu nome à diversas alas das escolas de samba.
O Mestre Bainha foi pioneiro ao introduzir a cuíca na bateria das escolas de samba de Porto Velho e é um recordista na apresentação de mais de 100 shows filantrópicos.
Por fim, bainha é um dançarino por natureza
Veja os vencedores das outras categogias
1-Categoria "Benemérito da Folia"
Amanda Nunes - Primeira dama de Corumbá(MS)
2- "Bambas do Samba" (mas. E Fem.)
Waldemir Pinheiro da Silva - Mestre Bainha(RO)
Onira Pereira(RS)
3- "Social Nota 10"
Projeto Social Samba se Aprende na Escola, Sociedade Rosas de Ouro(SP)
4- "Mestre da Administração"
Edson Neto, Presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial de Vitória - LIEGES(ES)
5- "Musa Cidadã"
Gina Assis - Artista e passista(SC)
6- "Resistência Carnavalesca"
Mestre Manuel Dionísio(RJ)
G.R.E.S. Portela(RJ)
Fonte da Biografia do Bainha: Alipio Pinheiro - (Professor e Metre em Historia)
Noticias da Semana
* URGENTE! VEJA AO VIVO - Arimar recebe Osmar Silva na Voz do Povo
* CARRASCO DO STF - Moraes citou estilingues e bolas de gude ao condenar réus do 8/1
* MÊS DO IDOSO - Cras Elizabeth Paranhos realiza o encontro “Idoso Ativo”
* A PIOR DERROTA DO JORNALISTA - Band decide, e Datena está fora do Brasil Urgente em definitivo
* CASA DO TARZAN - Homem que fez 'casa' em árvore é resgatado após seis horas
* PÓDIO VAZIO - Bola de Ouro: por que Vini Jr. e Real Madrid boicotaram premiação?
* FEIRA - Giro Empreendedor tem agenda de quinta a domingo em Porto Velho