'LEI MORAL E ESSENCIAL' - Ministro israelense sugere pena de morte para resistentes palestinos
A proposta foi avançada pelo partido de Itamar Ben Gvir, o ministro ultranacionalista conhecido por declarações ofensivas sobre muçulmanos e árabes.
|
|
O comitê de segurança nacional israelense discutiu nesta segunda-feira uma proposta apresentada pelo Otzma Yehudit, partido ultranacionalista de extrema-direita que faz parte do governo. A proposta busca introduzir a pena de morte para militantes de grupos de resistência armada palestinos.
O ministro da Segurança Interna, Itamar Ben Gvir, defendeu a medida afirmando que a pena de morte "contra terroristas" é uma "lei moral e essencial para o estado de Israel".
A proposta não faz distinção entre militantes do Hamas e de outros grupos na Cisjordânia ocupada. Apesar do apoio de Ben Gvir, a medida enfrenta resistência de famílias de reféns israelitas, que alegam que aumentaria o risco para seus familiares.
Ben Gvir é conhecido por posições extremistas e polêmicas, incluindo discursos de ódio islamofóbicos e defesa de colonatos ilegais nos territórios palestinos. Ele também já admitiu, em agosto, que os judeus têm um direito de movimento superior aos árabes na Cisjordânia ocupada, o que gerou críticas de organizações internacionais e da Casa Branca.
(noticiasaominuto)
Noticias da Semana
* AREIA NO CANAL DE GUAJARÁ - Navio petroleiro tomba no rio Amazonas ao atingir parte rasa
* BOLSA FAMÍLIA - Parcela de dezembro será paga nos próximos dias; Confira Calendário
* LÍNGUA DE FOGO – A falta de voos em RO e o silêncio do MPF; esse angú, tem caroço
* QUEM É O CULPADO? - Motociclista morre em grave acidente envolvendo caminhão-tanque na BR-364
* URGENTE! VERDADES DURAS - Magistrado diz que Moraes é "ditador, sádico e cínico” (veja o vídeo)
* NA ZONA DA MATA - Deputado Laerte Gomes visita obra em escola de Nova Brasilândia D'Oeste