SISTEMA DE AVALIAÇÃO - Município reúne gestores escolares para apresentar resultados do Saero na próxima quinta-feira (4) | Notícias Tudo Aqui!

SISTEMA DE AVALIAÇÃO - Município reúne gestores escolares para apresentar resultados do Saero na próxima quinta-feira (4)

Compartilhe:

Prefeitura de Porto Velho usa resultados de avaliações para promover ajustes na rede municipal de educação

 

 

Para desenvolver com mais conhecimento específico a realidade do processo de ensino e aprendizagem, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participa todos os anos do Sistema Permanente de Avaliação da Educação em Rondônia (Saero), promovido pelo Governo do Estado. Trata-se de um instrumento pedagógico de coleta de informações para avaliar os níveis de proficiência da aprendizagem dos estudantes atendidos na rede municipal e estadual de educação. A rede municipal de educação de Porto Velho conta com pouco mais de 44 mil alunos matriculados.

“É uma estratégia da Secretaria de Educação para identificar todas as dificuldades de aprendizado de cada aluno para a gente ter a possibilidade de fazer uma devolutiva através de um planejamento com os gestores e professores, enfim, para que se consiga fazer o estudante avançar mesmo diante das dificuldades”, explicou a titular da pasta, Gláucia Negreiros.

Na próxima quinta-feira (4), no período da tarde, gestores estarão reunidos no Teatro Banzeiros para apresentação do diagnóstico identificado pela Semed. O Saero tem como público-alvo todos os estudantes matriculados em turmas do 2º, 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, e foi realizado em novembro de 2023, nas escolas urbanas e rurais. De acordo com a Semed, foram avaliados 15.493 estudantes. As provas têm como alternativa a melhoria da qualidade do ensino e a elevação do Ideb. A ferramenta também auxilia a Secretaria Municipal de Educação a fazer as devidas intervenções para garantir que os alunos tenham um melhor desempenho.

“Nós já vamos apresentar também aos gestores escolares as intervenções pedagógicas necessárias que as escolas podem realizar diante do cenário atestado pelas avaliações. Os resultados que ainda precisam avançar terão atenção especial coordenada por nossa equipe”, completou a secretária.

Com base nessas informações, a Semed vai promovendo ajustes e reforçando onde é mais necessário, para que haja a melhoria no processo de aprendizagem, além de oportunizar atingir ou superar as médias nacionais projetadas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As provas que medem o aprendizado dos alunos são nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

SAERO

Em 2023, o município de Porto Velho teve sete das dez melhores escolas em termos de desempenho na avaliação do Estado, no 2º ano do ensino fundamental, comprovando os avanços educacionais que o município tem registrado nos últimos anos, fruto de investimentos, planejamento e do empenho de professores, diretores e de toda a rede pública de ensino. No 5º ano do ensino fundamental, duas escolas municipais da capital estão entre as dez melhores do Estado.

 

As provas foram aplicadas na rede municipal, sendo 5.528 alunos do 2º ano, 5.042 alunos do 3º ano, 4.673 alunos do 5º ano e 250 alunos do 9º ano. No 2º ano do ensino fundamental, as sete escolas com melhor desempenho entre as dez melhores do Estado foram as Escolas Municipais Antônio Ferreira da Silva, Senador Darcy Ribeiro, São Pedro, Tucumã, Professor Pedro Tavares Batalha, Guadalupe e Voo da Juriti. Já no 5º ano do ensino fundamental, as duas escolas municipais de Porto Velho, com melhor desempenho entre as dez melhores do Estado, foram a Auta de Souza e Padre Geovani Mendes.

Texto: Géri Anderson
Foto: Ana Flavia Venâncio/ Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


 Comentários
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui