VITÓRIA SOBRE ESTADO DE LADRÕES - Senado reage contra o STF e o PT e aprova PEC que criminaliza a posse e o porte de todas as drogas | Notícias Tudo Aqui!

VITÓRIA SOBRE ESTADO DE LADRÕES - Senado reage contra o STF e o PT e aprova PEC que criminaliza a posse e o porte de todas as drogas

Compartilhe:

 

O plenário do Senado reagiu e aprovou nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de todas as drogas.

Aprovada em dois turnos, a PEC recebeu no primeiro turno, 53 votos favoráveis e 9 contrários.

No segundo turno o placar foi de 52 a 9.

O único partido a orientar voto contrário foi o PT – o MDB liberou os senadores da bancada para votar como preferissem e os demais partidos orientaram voto favorável à proposta.

Pelo texto, será considerado crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes ou drogas sem autorização legal. Um trecho da proposição define que será observada a distinção entre o traficante e o usuário “por todas as circunstâncias fáticas do caso concreto”, mas sem especificar quantidade.

O avanço da matéria sobre as drogas é uma reação dos senadores ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte de maconha.

Até o momento, o placar na Corte está 5 a 3 para descriminalizar o porte só da maconha para consumo próprio. O julgamento foi suspenso no começo de março depois de um pedido de vistas do ministro Dias Toffoli.

Ao dar celeridade na tramitação da PEC, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que também é autor da proposta, argumentou que cabe ao Congresso Nacional legislar sobre as drogas.

(jornaldacidadeonline)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui