ATAQUE AO COMANDO VERMELHO NO RJ - Força-tarefa faz operação no Rio para derrubar 'condomínio do tráfico' no Parque União, na Maré
Agentes também foram às ruas para cumprir 23 mandados de intimação, usados para conduzir pessoas para a delegacia a fim de possam prestar esclarecimentos
|
As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e o Ministério Público do estado (MPRJ) iniciaram nesta terça-feira (13) uma operação para derrubar 40 imóveis erguidos pelo tráfico de drogas no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio.
O “condomínio”, no Parque União, foi mostrado em outubro do ano passado pelo RJ2. Na ocasião, a reportagem mostrou que o Comando Vermelho (CV) adotou uma prática da milícia e passou a usar a especulação imobiliária para lavar dinheiro das atividades criminosas. A venda das casas, à época recém-construídas, é uma forma de circular esse capital.
Segundo o MPRJ, parte dos imóveis chega a ter 6 pavimentos, mas 90% deles ainda estão em fase de alvenaria e totalmente desocupados. Eles foram erguidos sem nenhuma autorização da prefeitura e não possuem responsável técnico pelas obras.
O trabalho da operação nesta terça-feira também incluiu o cumprimento de 23 mandados de intimação, usados para conduzir pessoas para a delegacia a fim de que possam prestar esclarecimentos.
A investigação constatou que o Comando Vermelho (CV) construiu imóveis e abriu empreendimentos no Parque União para lavar o capital acumulado com o comércio de drogas.
A comunidade tem como chefe o traficante Jorge Luís Moura Barbosa, o Alvarenga. Ele tem 86 anotações criminais e figura como autor em 175 inquéritos policiais. Participa ativamente das decisões que determinam o rumo do CV, como invasões de territórios rivais para expansão dos domínios e exploração ilegal econômica.
A operação conta com agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (COE), da Seop e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ).
No mês passado, a Associação de Moradores do Parque União foi alvo de uma operação. Segundo as investigações da DRE, a entidade e seus dirigentes serviam como laranjas.
(g1)
Noticias da Semana
* BANDIDOS NÃO FICARÃO SEM RESPOSTA - Polícia Militar Divulga nota de pesar pela Morte do Cabo da PM
* NÃO ADIANTOU FUGIR - Cunhados são presos com drogas em apartamento no Orgulho do Madeira
* TRAGÉDIA DAS ÁGUAS - Período chuvoso já registra 24 mortes em Minas
* PRESIDENTE OU GOVERNADOR - Gusttavo Lima se reúne com Caiado e é convidado para o União Brasil
* PARANÁ CONFIRMA POLARIZAÇÃO - Em cenário sem Marçal, Bolsonaro venceria Lula em 2026