LÍNGUA DE FOGO – Expovel, e a cidade toda, vive sufoco com falta de energia elétrica
|
A Expovel na sua 13ª edição, ainda amadora, sem arena própria, está vivendo o sufoco da falta de estrutura, que inclui um bom grupo gerador de energia, como reserva para situações como a de hoje, 22 de agosto, registrando queda do Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica, que atingiu cinco estados nesta tarde, inclusive Rondônia.
Assim como toda estrutura de produção e serviços das cidades, ficaram comprometidos e mergulhados na escuridão, contabilizando prejuízos a cada minuto, da mesma forma que todas as habitações, ricas ou pobres, sob o perigo de queimar bens elétricos e eletrônicos, a Expovel também passa pela angústia de não saber se terá ou não condições de realizar tudo o foi programado para este dia 22.
Num ambiente onde, com todos os meios de segurança ativados, as facções criminosas não dão sossego, como vem ocorrendo no estado, imagine a angústia dos pequenos empreendedores que atendem ao público da Expovel a céu aberto, ou sob coberturas provisórias, com o risco de não ganhar e ainda perder os investimentos feitos.
O dia de hoje fica como uma lição que os promotores e realizadores da Expovel não podem esquecer.
Porto Velho ainda não construiu uma cultura comemorativa de seus grandes feitos no agronegócio.
Embora seja um município gigante e tenha a maior boiada do estado, e esteja entre os grandes produtores de grão e ainda tenha uma forte agricultura familiar, por conta de seguidas interrupções ao longo das 13 edições, a Expovel não conseguiu criar um ambiente seguro, confiável, e sequencial da realização da sua feira agropecuária.
Por isso mesmo, o público nunca sabe se, no próximo ano, haverá. Por esta razão, a diretoria da feira precisa apelar para grandes atrações da música sertaneja para atrair o público, quando, na verdade, as grandes atrações de entretenimento deverá ser os rodeios, mas próprios e mais conectados com as atividades rurais.
A outra grande atração é a exposição de animais, de equipamentos, máquinas e tecnologias. Além, claro, da oferta de crédito para impulsionar os investimentos necessários para a melhoria da qualidade de tudo o que vem do campo.
Os astros e estrelas da música atraem um grande público que entra pelo portão e vai direto para as arquibancadas e camarotes da arena. Assistem os shows e saem direto pra casa. E pouco deixam.
Com tantos milionários e até bilionários neste mundo da riqueza rural, está faltando gente de garra para fazer da Expovel a maior feira agropecuária de Rondônia. A Capital do estado merece.
A Expojipa e a APA de Ariquemes têm muita lição pra dar. Pra quem quer aprender, é claro.
É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje.
Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ publicado toda terça-feira, às 17hs30.
Veja agora, manifestações complementares sobre os fatos acima, em pequenos vídeos.
Fonte: noticiastudoaqui.com
Noticias da Semana
* PADRINHO FORTE - Com Bolsonaro, André dispara, cresce 8 pontos em um mês e lidera em Fortaleza
* VERBA EXTRA - Assembleia Legislativa aprova R$ 23,4 milhões para combate aos incêndios no estado
* CORTADORES DE GRAMA - Cláudia de Jesus faz entrega de tratoritos em Teixeirópolis
* UTILIDADE PÚBLICA - Saiba como ter atendimentos do Cras em Porto Velho
* EM URUPÁ - Gislaine Lebrinha impulsiona agricultura no município com investimento de R$ 144 mil
* GRAMADO QUENTE LOGO MAIS - Botafogo e São Paulo começam a disputar vaga na semi da Libertadores