MÃO AMIGA, MÃO INIMIGA - Água potável é levada à TI Yanomami com ajuda do Exército Brasileiro
A ação é parte da Operação Catrimani II, em parceria com agentes locais e com coordenação da Casa de Governo em Roraima.
Militares do 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC) realizaram a perfuração de um poço no Distrito Sanitário Especial Indígena, em Surucucu, para levar água à comunidade local. A ação é parte da Operação Catrimani II, em parceria com agentes locais e com coordenação da Casa de Governo em Roraima.
A abertura do poço foi concluída no dia 15 de agosto, garantindo o abastecimento de água para o Centro de Referência em Saúde Indígena em Surucucu e beneficiando os povos indígenas, militares e agentes que atuam na Terra Indígena (TI) Yanomami. O poço integra o projeto de construção do Centro de Referência, já em andamento, que visa aprimorar o atendimento em saúde na área.
O poço perfurado tem uma profundidade de 61 metros e uma vazão estimada de três mil litros por hora, operando de forma contínua. A bomba de extração da água é acionada por energia solar, o que elimina a necessidade de combustível reduz e os custos logísticos. O poço artesiano abastecido por energia solar oferece uma solução sustentável e minimiza o impacto ambiental na região.
Agora, a equipe do 6º BEC e o maquinário utilizado para a perfuração desse primeiro poço seguem para a Aldeia Koriyaoupe, onde continuam os trabalhos em área próxima ao 4º PEF. O esforço conjunto para superar os desafios logísticos da região amazônica também foi atuou no deslocamento, em um helicóptero UH-15 da Marinha, de uma perfuratriz da região de Maloca Paapiú para Kayanaú, onde também será aberto um poço, contribuindo para a saúde e qualidade de vida da população local.
A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego, temporário e episódico, de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modos preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.
*Com informações do Exército Brasileiro
(portalamazonia)
Noticias da Semana
* AGRESSÃO - Jovem é encontrada gravemente ferida em residência na zona Leste de Porto Velho
* A 'INCONTROLÁVEL' DO LULA - Mídia internacional dá destaque ao xingamento de Janja a Musk
* LIÇÃO NO BRASIL - Paraguai está entre os países com os preços de combustíveis mais baixos
* G20 COMEÇA SEM PUTIN - Lula recebe autoridades do G20 no Rio; Milei foi um dos últimos a chegar
* O VERMELHINHO DO ALVORADA - Play9 de Felipe Neto recebeu R$ 14 milhões em isenção fiscal
* GOVERNO PROIBIDO DE BLOQUEAR - Governo sofre derrota no Senado sobre emendas parlamentares
* OPERAÇÃO CONTRAGOLPE - Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes com veneno
* BOCA DA JANELINHA - Traficante é preso em boca de fumo durante operação policial na zona Sul
* HORÓSCOPO 2024 - Confira a previsão de hoje (21/11) para seu signo
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias