GESTÃO CORRUPTA IMPUNE - Um samba pelo asfaltamento da BR-319 no carnaval de 2025
|
No coração do Amazonas, o samba ganhou novos contornos de resistência e esperança. O tradicional evento carnavalesco da Banda do Boulevard, que há décadas agita as ruas da Avenida Álvaro Maia, na Zona Centro-Sul de Manaus, prepara-se para 2025 com um tema que é mais que um carnaval: o asfaltamento da BR-319.
O samba, intitulado “O Meu Desejo é a BR Pronta”, de autoria de Paulo Onça, Mulher do Samba e Mui do Cavaco, desponta como um hino de mobilização social e política.
No grupo “Na Guerra pela BR-319”, no WhatsApp, o samba é compartilhado, comentado e cantado por pessoas de toda a região. Os versos falam diretamente ao coração dos amazônidas, refletindo o anseio por uma estrada que possa, enfim, integrar o Amazonas ao resto do Brasil de forma eficiente e sustentável.
Como sabemos, é velho e batido repetir que a BR-319, que conecta o Amazonas a Rondônia para alcançar os mercados do Sul, é uma antiga promessa de desenvolvimento econômico, mobilidade e dignidade para milhares de famílias que vivem em seu entorno.
Mas é coerente também insistir na repetição de que a falta de infraestrutura deixa os moradores isolados e dificulta o escoamento da produção rural, de que depende a economia da região, sobretudo o PIM (Parque Industrial de Manaus).
A composição de Paulo Onça, Mulher do Samba e Mui do Cavaco abraça a causa com ousadia e estardalhaço. O refrão, “Uma estrela cadente no céu desponta/O meu desejo é a BR pronta”, expressa a esperança de uma população que há décadas clama pelo asfaltamento da estrada. Para a organização da Banda do Boulevard, o samba é um verdadeiro manifesto político.
“A Amazônia é a nossa casa, onde vivemos todos: nossos parentes, familiares e ancestrais. Nosso lugar e nosso porto. Por isso, precisamos encurtar as distâncias que nos separam do Brasil. O asfaltamento da BR-319 não é um luxo, mas uma necessidade”.
Os organizadores destacam que a estrada já é uma realidade para os trabalhadores rurais que a usam, mesmo em condições precárias, para o transporte de alimentos e mercadorias. Eles acreditam que a revitalização da BR-319 pode transformar o cenário econômico e social da região, trazendo desenvolvimento e novas oportunidades.
Folia como ferramenta de luta
O carnaval, tradicionalmente espaço de festa e irreverência, se torna, com o samba de Paulo Onça e seus companheiros, uma instigante ferramenta de luta política. “A Amazônia só quer passar: isolamento não é vida, não”, diz um dos versos da composição, que denuncia o abandono a que o estado e seu povo estão relegados.
O impacto do samba já é sentido nas redes sociais, onde vídeos de ensaios e trechos da música são amplamente compartilhados. O grupo no WhatsApp não apenas canta, mas também debate estratégias para pressionar o Congresso Nacional e o Governo Federal pela conclusão da obra.
A luta pelo asfaltamento da BR-319 vai além da questão logística, sendo também uma batalha por reconhecimento e pertencimento. Como bem resume o verso “Quem defende a floresta somos nós, proteção com desenvolvimento”, o samba reforça que a integração da Amazônia ao restante do país não precisa acontecer à custa do sacrifício de sua riqueza ambiental. Muito ao contrário.
Para a Banda do Boulevard, a mensagem é clara: o asfaltamento da BR-319 pode — e deve — acontecer de forma sustentável, valorizando as pessoas e o meio ambiente.
Símbolo de resistência
Enquanto o samba encanta as ruas de Manaus, nas mensagens do grupo “Na Guerra pela BR-319” cresce a expectativa pelo desfile de 2025. A festa promete ser histórica, símbolo de resistência e união de um povo que, com música e alegria, grita pelo seu direito de se conectar com o restante do Brasil.
Quando a bateria tocar os primeiros acordes no Boulevard, não será apenas um samba, será o forte grito de um povo que, como diz o refrão, só quer ver seu desejo realizado: uma BR-319 pronta para unir, desenvolver e transformar vidas. Samba no pé e BR asfaltada, é tudo o que se quer.
Que o samba se espalhe pela nossa gigantesca floresta e faça os animais e os galhos das árvores dançarem.
(portalunico)
Noticias da Semana
* PERDEU O SENTIDO DA REALIDADE - Míriam Leitão fala sobre alta do dólar e acusa gestão Bolsonaro
* SOBRA DINHEIRO, FALTA ORÇAMENTO - Deputados aprovam recursos para o Tribunal de Contas de Rondônia
* FIQUE POR DENTRO - Porto Velho Shopping divulga novos horários de funcionamento para dezembro
* DECADENTE E SEM QUADROS - Confúcio Moura conduz reunião de reestruturação do MDB em Rondônia
* 'DO CAMPO À CIDADE' - Governo define tema da próxima edição da Rondônia Rural Show; veja
* GOVERNO INCAPAZ DE CONTER - Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos
* ALTA PERICULOSIDADE - CRIMINOSO "TINO DO CV" É PRESO POR ASSASSINATO BRUTAL NA ZONA NORTE
* GOVERNO NÃO CONVENCE - Mesmo com intervenção do BC, dólar fecha a R$ 6,09 e bate recorde