SOLSTÍCIO DE VERÃO - Hoje é o dia mais longo do ano; entenda o porquê
|
|
Solstício é um fenômeno astronômico que ocorre duas vezes por ano e marca o início do verão e do inverno – saiba detalhes
Embora não seja de uso comum no nosso cotidiano, a palavra solstício representa dois momentos que muitos amam e outros detestam (e vice-versa): a chegada do inverno ou do verão.
Nesses dias, a posição do Sol no céu parece estar “parada” por um curto período. É dessa ilusão que vem o nome solstício, que tem origem no latim e significa “Sol parado”.
Vamos entender:
-
Solstício é um fenômeno astronômico que ocorre duas vezes por ano e marca o início do verão e do inverno;
-
Em termos técnicos, é quando o Sol atinge a maior ou a menor inclinação em relação à Linha do Equador;
-
Isso ocorre porque a Terra obedece tanto a um movimento de translação ao redor da estrela, quanto a um movimento de rotação em seu próprio eixo;
-
Com isso, a incidência de luz sobre os hemisférios é diferente.
Data do solstício varia a cada ano
Durante o solstício de verão, que acontece neste sábado (21), o Sol alcança sua maior altura no céu. Na ocasião, o dia é mais longo e a noite, mais curta. Já no inverno é o contrário, o astro atinge o ponto mais baixo, tornando mais curto o dia e mais longa a noite.
Assim, durante os solstícios, observa-se também que na Linha do Equador os dias e as noites têm sempre 12 horas. Já os círculos polares Ártico e Antártico têm um único dia do ano com 24 horas de luz ou de escuridão.
As datas exatas dos solstícios podem variar a cada ano. Geralmente, ocorrem entre os dias 20 e 22 de junho e entre os dias 20 e 23 de dezembro. No Brasil, como em todo o hemisfério sul, em junho tem-se o solstício de inverno e em dezembro, o solstício de verão.
Com informações do Brasil Escola.
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – jornalismo ácido, corrupto e militante, tomou conta do país
* CASO VITÓRIA - Vizinhos citam gritos e entra e sai na casa de suspeito
* AGORA, DEPENDE DO PUTIN - Ucrânia concorda com cessar-fogo de 30 dias com a Rússia
* RATO GUINCHANDO PRO LEÃO - Lula peita Donald Trump: “Não tenho medo de cara feia”
* LUTA E FORÇA - MPT em Rondônia e Acre celebra as mulheres da Amazônia
* A REVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM RONDÔNIA - Jovens empreendedores e a ascensão dos sites de notícias
* OPINIÃO DE VALDEMIR CALDAS - Centrão aproveita fragilidade do governo Lula para exigir mais cargos
* ALAN QUEIROZ - Deputado pede contratação de militares para o Colégio Tiradentes de Alta Floresta
* MARCELO CRUZ - Deputado e o vereador Adriano planejam investimentos na agricultura da Capital
* RECONHECIMENTO - Governo de RO recebe homenagem pela atuação na educação e ciência