TRICAS & FUTRICAS DA POLÍTICA - Conheça alguns dos nomes cotados para o primeiro escalão de Léo Moraes
Sem alarde, Semtram coloca 15 novos radares na capital; posse do prefeito eleito e vereadores na capital; sites da Camara Municipal da capita estão desatualizados; 2025 chegando
2025
O clima é de final de festa! O que foi possível fazer em 2024 foi feito; o que não foi possível, fica para 2025. O momento é de rever planos e traçar novas metas para o novo ano. Em Rondônia, a expectativa é para saber como vão se comportar os novos prefeitos e vereadores nos mandatos. Problemas não faltam para quem vai assumir as prefeituras e as câmaras municipais. Os graus de dificuldades variam conforme o tamanho do município e da população, mas são desafios que vão exigir, na maioria dos casos, muita competência para serem vencidos. Além disso, como se não bastasse, estarão todos de olho no ano seguinte, em 2026, quando teremos as eleições para presidente, senadores, governadores e deputados (federais e estaduais). 2025 deve ser um ano intenso em todo país e no mundo.
Trump
Não podemos nos esquecer que Donald Trump vai assumir a presidência dos Estados Unidos e, se tudo o que ele prometeu for realizado, não vai ficar pedra sobre pedra nas relações entre os norte-americanos e o restante do planeta. Ele já prometeu que deverá rever as taxações de produtos importados pelos Estados Unidos e isso afeta diretamente os produtos brasileiros que, em sua maioria, são agrícolas e tem os norte-americanos como um dos principais destinos. Alguém pode perguntar: e o que Rondônia tem a ver com isso? A resposta é tudo! Se os filhos do Tio Sam decidem aumentar as taxas cobradas de carne, café e soja inviabilizando o comercio dessas comodities, a choradeira nessa terrinha será grande. Rondônia é um estado agrícola e o campo com problemas financeiros significa problemas maiores nas cidades. Vamos torcer para que aquele ditado que diz: ‘cão que ladra não morde’, esteja certo em relação a Donald Trump. Porém, com todo o poder que ele e o partido dele (Republicanos) conseguiram nas últimas eleições, a mordida parece certeira. Só nos reta aguardar!
Posses
Aqui, nas terras de Rondon, quando acabar as celebrações da passagem de ano, quem estiver de ressaca que se recomponha, no dia 1º de janeiro de 2025, acontece a posse dos prefeitos e dos vereadores eleitos em 2024. Em Porto Velho, a solenidade para ambos os cargos será às 16h, na praça do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A Câmara Municipal da capital fará Sessão Solene onde os 23 vereadores assumiram o cargo que foram eleitos. Haverá também a eleição da Mesa Diretora para os biênios 2025/2026 e 2027/2028.
Léo Moraes
Que Léo Moraes será o novo prefeito de Porto Velho, até os candirus do rio Madeira sabem. Mas a grande pergunta nesse momento na capital e que tem movimentado quem gosta de apostas é: quem serão os novos secretários municipais do novo prefeito? Essa questão tem gerado muitas dúvidas na população e a concordância em um ponto, está passando da hora de se definir os nomes que vão assumir as pastas na nova gestão. Janeiro está logo ali!
Sete Chaves
A Coluna tentou falar com o prefeito, com a vice e com alguns nomes próximos a Léo Moraes, mas essa informação como disseram está sendo guardada a sete chaves pelo futuro prefeito. Um disse que é o Léo sendo Léo, lembrando que na última eleição, ele foi o último a entrar na disputa. “Vai deixar para dizer os nomes nos 45 minutos do segundo tempo. Deixa sempre para a última hora”, afirmou.
Cotados
Mas coluna conseguiu descobrir com outras fontes que alguns nomes estão supercotados para assumirem algumas secretarias. Os fortes indicados seriam: advogado Oscar Dias (chefia de gabinete); Arildo Lopes; coronel Marcelo Dias; delegado aposentado Alexandre Bacarine; Paulo Moraes Junior, deve ir para a Emdur; Alexsey da Cunha Oliveira(ex-secretário de Hildon Chaves na Emdur); Wagner de Assis de Freitas, cotado para a Semfaz; médico Fábio Storer, sondado para ir para Saúde; e Leonel Bertolin, deve ir para Semagric, onde também já atuou como secretário. Mas certeza, só teremos no dia da posse, enquanto isso são apenas probabilidades! Vamos aguardar!
Sensatez
Outra informação apurada pela coluna foi de que Léo Moraes pediu a Hildon Chaves para que não exonerasse o pessoal do segundo, terceiro e quarto escalões do município. O motivo é para que a transição não paralisasse a máquina pública municipal, prejudicando a população. Assim, por exemplo, foram mantidos os diretores de unidades de saúde e caberá ao futuro prefeito Léo Moraes decidir sobre a situação desses servidores. Uma decisão sensata de Hildon Chaves!
Extinção
As fontes consultadas pela coluna adiantaram também que um órgão criado na administração Hildon Chaves, que deverá ser extinto em 2025, é a Agência Reguladora de Porto Velho. Mesmo destino poderá ter a Agência de Desenvolvimento da capital. Porém, essas decisões precisaram passar pelo crivo dos novos vereadores que vão dizer se concordam ou não com essas medidas. Léo Moraes terá que conversar muito para convencer os novos legisladores municipais de que essas ações são necessárias.
Auditoria na Prefeitura
Muita gente tem perguntado se Léo Moraes irá fazer uma auditoria nas contas da prefeitura da capital. A informação que obtivemos é que isso não acontecerá. Mas será feita uma tomada de contas da administração municipal.
Comunicação Falha
Falando em Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Porto Velho e Câmara de Vereadores da capital ambos os órgãos tem algo em comum. Os dois estão com os portais de informações online desatualizados ou, algumas vezes, fora do ar. No caso da Câmara de Vereadores até está no ar, mas as informações mais recentes, pasmem, são do mês de setembro. Está passando da hora de melhorar a comunicação. Aliás, o cidadão, pagador de impostos, tem o direito de saber o que se passa na administração municipal em todos os setores e a internet é o caminho mais fácil, basta um click. Frustrante quando a comunidade não consegue acessar esses sites de notícias. Quem sabe você, leitor, consiga!
https://www.portovelho.ro.leg.br/institucional/noticias
https://arpv.portovelho.ro.gov.br/
Assembleia Legislativa
Já que o assunto são as mudanças nas estruturas dos poderes para 2025, não podemos deixar de mencionar que a Assembleia Legislativa de Rondônia também terá a sua dança de cadeiras. O atual presidente da casa, deputado Marcelo Cruz, passa a presidência para o deputado Alex Redano. Ele irá presidir o parlamento estadual pela segunda vez. A outra mudança é o retorno do ex-deputado Eyder Brasil para a ALE no lugar do deputado Afonso Cândido que assumirá como prefeito de Ji-Paraná. Eyder terá dois anos para se redimir junto à base que outrora o elegeu, mas que na última eleição, quando concorreu para vereador, obteve menos de 500 votos. É uma oportunidade e tanto para ele, que tinha tudo para cair no anonimato político. A posse de Eyder Brasil será no dia 02 de janeiro! Sucessos aos eleitos!
Junior Lopes
E quem está passando o final de ano com a família é o ex-secretário da Sejucel, Junior Lopes(foto). Ele deverá responder à Justiça em liberdade. O Tribunal de Justiça informou que o habeas corpus foi concedido pelo desembargador de plantão, e o caso segue em sigilo absoluto e mais informações não podem ser divulgadas.
Só Multas
E para fechar 2024 com chave de ouro, a Secretaria Municipal de Trânsito de Porto Velho colocou em funcionamento 15 radares para multar motoristas e motociclistas em diferentes pontos da cidade. Que o trânsito da capital é violento, não existe qualquer dúvida, que o digam os números do Hospital João Paulo II e as estatísticas sobre acidentes de trânsito no município. A decisão de colocar radares deve ser aplaudida, mas a forma como foi implementada, deixou muito a desejar. Segundo a Semtran foram investidos R$ 4 milhões nesses equipamentos, poderiam separar uma parte dessa bolada para uma campanha maciça de informação junto à população sobre essas mudanças e começar a multar após um ou dois meses. Assim, a sociedade teria tempo para se adaptar a esses novos radares. A impressão que está se passando é de que apenas se criou mais um instrumento para a famigerada ‘indústria da multa’! Faltou campanha de conscientização! Lamentável!
Miguel Nenevé
Na próxima segunda-feira(30), às 17h30, na loja Letras Amazônicas, estará sendo lançado o livro ‘Não Fuja da Coruja’, do professor Miguel Nenevé. O local fica na rua José de Alencar, 2868, no centro de Porto Velho, próximo ao Mercado Cultural. O livro conta a história de um menino alegre e cheio de vida, que adora brincar na natureza e interagir com os animais. No entanto, ele guarda um segredo: tem medo da coruja, uma ave misteriosa que surge à noite. A mãe do menino, dona Maria, conhece esse medo e o alerta para não fugir da coruja, pois ela é uma criatura sábia que observa e protege. A obra é ilustrada por Flávio Dutka, e tem versões em português e inglês. Vamos prestigiar!
2025
A Coluna Semanal deseja aos nossos leitores um 2025 de muita saúde, paz e equilíbrio. Agradecemos pelo apoio, pelas críticas, mas, acima de tudo, pelo tempo gasto na leitura e pela interação nas redes sociais do Rondoniaovivo. Feliz Ano Novo para todos!
(rondoniaovivo)
Noticias da Semana
* PERFEITOS & IMPERFEITOS - Brad Pitt e Angelina Jolie finalizam acordo de divórcio após 8 anos
* NOVO ANO, NOVOS DESAFIOS - Mensagem de Marcos Rocha, governador do Estado de Rondônia
* ANO NOVO, PROBLEMAS ANTIGOS - Reforma Tributária, seus impactos e retrocessos
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (1º/1) para seu signo
* JAIME BAGATTOLI - Em 2024, senador garante mais de R$ 114 milhões em emendas para Rondônia
* BURACO É MAIS FUNDO AINDA - Bolsa cai 29,9% em dólar em 2024 e tem pior resultado desde 2015
* EX- VEREADOR E REITOR ANUNCIADOS - Léo Moraes confirma secretários da Educação e Saúde
* 2025, ANO DA PAZ DO SENHOR - Feliz Ano Novo e Feliz Jubileu!
* RÉVEILLON 2025 - Rio dá boas-vindas ao Ano Novo com queima de fogos em Copacabana