LÍNGUA DE FOGO – Escolas de samba não morreram e respiram esperança | Notícias Tudo Aqui!

LÍNGUA DE FOGO – Escolas de samba não morreram e respiram esperança

Compartilhe:

 

O deputado Ribeiro do Sinpol foi quem trouxe a mais recente notícia das escolas de samba de Porto Velho: elas ainda existem e ele comprometeu-se em ajuda-las a voltarem à avenida, de onde se ausentaram em 2018.

O parlamentar estadual foi procurado pela diretoria da Liga das Escolas de Samba. E esta, é a primeira surpresa: ela ainda existe e tem uma diretoria.

Há uma semana do carnaval, esta diretoria ouviu o comprometimento do deputado em ajudar a Liga, financeiramente, com a destinação de emenda parlamentar. E mais: ficou de buscar parceria com outros deputados. Afinal, a Capital tem uma boa bancada representando a sociedade portovelhense. Nada mais justo que se unem em torno de uma causa comum. E esta é uma boa causa.

Lembro que, quando cheguei aqui no final dos anos 70, e criei o Jornal O Parceleiro, o que mais me surpreendeu foi encontrar escolas de sambas estruturadas e competitivas, com torcidas bem demarcadas e aguerridas. Passei a fazer um Caderno Especial dos carnavais da Capital.

São Paulo, naquele tempo, não tinha escola de samba. Tinha uns bloquinhos aqui ou acolá. Os paulistas corriam pro Rio de Janeiro, que ainda não tinha a Passarela do Samba, mas tinha escolas de encher o olho. Bem, hoje, eles têm uma estrutura de escolas de samba prestes a engolir os cariocas.

Mas, neste mesmo tempo, o que vimos aqui foi um processo inverso. As escolas foram definhando, até à paralisia. Enquanto isso, os blocos se multiplicaram, cresceram e tomaram o espaço do samba.

Claro que a cidade perdeu com isso. A história, a cultura, a tradição, o turismo e o comércio, todos, foram prejudicados.

Quem tem coragem de dizer que o carnaval das escolas de samba não pesa na economia? É só ver o quanto de empregos geram durante o ano todo de preparativos, ensaios e apresentação.

A economia rola na comercialização de insumos, de bebidas, comidas, ocupação de hotéis e restaurantes. E os governos, claro, arrecadam mais. Enfim, todos ganham.

Mas a Liga, e seus diretores, têm que estarem limpos, para se fazerem jus ao dinheiro público. Afinal, o Tribunal de Contas e o Ministério Público não perdoam. Me parece que alguns deste meio, já aprenderam a lição.

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.

Fonte: noticiastudoaqui.com            

  


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui