LÍNGUA DE FOGO – Vocação esquecida, e onça assustando | Notícias Tudo Aqui!

LÍNGUA DE FOGO – Vocação esquecida, e onça assustando

Compartilhe:

 

Nos primeiros municípios de Rondônia, no início dos anos oitenta, foram reservadas áreas urbanas para a instalação de indústrias. Nos primeiros momentos, as madeireiras ocuparam os espaços com a farta oferta de matéria prima, para consumo interno e para exportação.

Esperava-se que, na sequência, evoluíssem para o segmento moveleiro e, ao mesmo tempo outros setores industriais se instalassem, dinamizando o desenvolvimento regional. Mas isto não aconteceu. Pelo menos da forma que os primeiros pioneiros sonharam e esperavam.

Estes ‘distritos industriais’ já demonstravam umas das vocações do novo estado, paralelamente, ao de produzir alimentos. Inicialmente, com lavouras permanentes como cacau e café e, claro, com a pecuária caminhando junto.

Neste período, décadas de 80 e 90, a indústria brasileira respondia com cerca de 30% do PIB(Produto Interno Bruto) do Brasil.

Os governos pós Fernando Henrique, já no milênio 2.000 se encarregaram de destruir o parque industrial que tanto orgulho e empregos trouxe ao Brasil. Hoje, não passa de 10%. O agronegócio assumiu o lugar das indústrias na produção de riquezas e na geração do PIB.

E as áreas dos ‘distritos industriais’ se transformaram em terras urbanas subutilizadas, ou com desvios de finalidade, em quase toda Rondônia.

Em Porto Velho por exemplo, o governo do estado, ao que parece, desistiu até de aproveitar um barracão existente no Distrito Industrial, onde investiu alguns milhares de reais, para implantar o Centro Estadual de Abastecimento, Ceasa. A obra parou e não se fala mais nisso.

- Se um investidor descer do aeroporto da Capital e for ver o Distrito Industrial com a intenção de investir, sairá de lá correndo direto para o aeroporto, com medo de ser comido por uma onça. E nunca mais voltará.

A frase é de importante personagem da política de Rondônia, para exemplificar o estado de abandono em que se encontra o Distrito Industrial da Capital, cercado de mato por todos os lados, onde ainda reside o adormecido sonho dos rondonienses.

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje.

Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ publicado toda terça-feira, às 17hs30.

Veja agora, estas manifestações complementares sobre os fatos, em pequenos vídeos.

Fonte: noticiastudoaqui.com                                    

 


 Comentários
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui