GOLPE E CONTRAGOLPE NA BOLÍVIA - Líderes latino-americanos se manifestam contra golpe na Bolívia e apoiam Arce | Notícias Tudo Aqui!

GOLPE E CONTRAGOLPE NA BOLÍVIA - Líderes latino-americanos se manifestam contra golpe na Bolívia e apoiam Arce

Compartilhe:

 

Líderes de toda a América Latina, incluindo Venezuela e Cuba, condenaram a tentativa de golpe na Bolívia e expressaram apoio ao presidente boliviano, Luis Arce, nesta quarta-feira (26).

presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em pronunciamento, convocou o povo boliviano a defender sua democracia e Constituição e o presidente Arce. "É importante defender a paz e a estabilidade. A Bolívia conta com o apoio de toda a América Latina. O golpe deve acabar", afirmou.

Em comunicado separado, o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, descreveu as imagens vindas da Bolívia como "indignantes".

Líderes de ParaguaiUruguaiPeruChileMéxicoColômbiaHonduras e também Espanha emitiram declarações públicas rejeitando a tentativa de golpe e expressando apoio a Arce.

governo do Brasil, em declaração do Ministério das Relações Exteriores, também fez a condenação e manifestou apoio e solidariedade a Arce e ao povo boliviano.

presidente de Honduras, Xiomara Castro, apelou aos líderes da América Latina e Caribe para apoiarem a democracia na Bolívia, condenando o "fascismo" que atacava a democracia boliviana.

Repercussão internacional

Josep Borrell, chefe da política externa da União Europeia, condenou qualquer tentativa de minar a ordem constitucional na Bolívia e de derrubar governos democraticamente eleitos, expressando solidariedade ao governo e ao povo boliviano.

Até mesmo entre a oposição boliviana houve apoio. Luis Fernando Camacho, líder da oposição no Congresso boliviano, afirmou seu respeito pela democracia do país, e a ex-senadora Jeanine Áñez condenou a mobilização militar, apelando à defesa da democracia através do voto em 2025.

Tentativa de golpe na Bolívia

O ex-presidente boliviano Evo Morales informou em suas redes sociais que unidades militares e veículos blindados leves estavam sendo posicionados em frente ao Palacio Quemado, sede do governo.

A tentativa de golpe de Estado foi feita pelas forças militares comandadas pelo general do Exército Juan José Zúñigaa partir da praça Murillo, em La Paz.

Um grupo de soldados liderados por Zúñiga ficou de prontidão na frente do palácio e chegou a avançar com um tanque em sua direção.

(noticiabrasil)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui