LÍNGUA DE FOGO – Apesar dos gargalos Rondônia é a terra das oportunidades, | Notícias Tudo Aqui!

LÍNGUA DE FOGO – Apesar dos gargalos Rondônia é a terra das oportunidades,

Compartilhe:

 

Apesar das dificuldades e dos entraves de logística para escoar as riquezas do estado, e das redondezas, pela hidrovia do Rio Madeira até Itacoatiara, no Amazonas e, de lá para o mundo, de forma mais rápida e mais barata, está certo governador Marcos Rocha nas suas andanças pelo Brasil e pelo o exterior, mostrando as potencialidades e as oportunidades que Rondônia oferece aos investidores nacionais e estrangeiros.

O agronegócio de Rondônia é uma bandeira forte. A produção de grãos, a pecuária de exportação e a piscicultura de cultivo, são três estandartes que orgulham os nativos e espanta quem deles toma conhecimento pela primeira vez.

Afinal, não é comum vê-se uma unidade federativa, em qualquer lugar do mundo, que em somente quatro décadas saia da condição de Território Federal com pouco mais de cem mil habitantes, para um estado com quase 2 milhões de vidas, que ostenta o 2º PIB da Região Norte do Brasil, e um dos primeiros criadores com aftosa erradicada no rebanho, já sendo um dos dez maiores produtores do país.

E ainda, um estado que somente em duas décadas, saiu de zero produção de pescado de cativeiro, para a condição de líder nacional da piscicultura de cultivo.

São com estas credenciais que o governador Marcos Rocha abre, amanhã, terça-feira, dia 25, a 2ª Edição da Rondônia Day em Brasília, em parceria com a Costa do Marfim.

São estas mesmas credenciais que atraem, cada vez mais comitivas estrangeiras, investidores e visitantes à Rondônia Rural Show, com mais uma edição no próximo mês de maio, já na condição de uma das mais importantes feiras do Norte do país.

Apesar de todas estas qualificações, surpreendentes pela dinamicidade em curto tempo, ainda existem muitos espaços vazios aguardando novos colonizadores, para implantar e impulsionar o processo industrial de transformação das abundantes matérias primas. Este é o novo desafio que Rondônia faz aos investidores do país e do mundo.

Os maiores obstáculos que Rondônia precisa vencer, são os de logística, regularização fundiária e segurança. O primeiro para assegurar o escoamento das riquezas produzidas; o segundo, para pacificar o meio rural e incluir no sistema de produção uma segunda Rondônia inerte; e a terceira, para oferecer segurança à sociedade do campo e da cidade, contra os ataques das organizações e facções criminosas.

Mas estas, são batalhas internas que têm que ser vencidas com as forças políticas e institucionais do estado e do país.

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.

Fonte: noticiastudoaqui.com                     


 Comentários
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui