VISITA, AGORA, IRRELEVANTE - Biden confirma presença em reunião do G20 após conversa com Lula
O evento, que reúne os líderes das 20 maiores economias do mundo, ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro
![]() |
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por telefone, nesta quinta-feira (7). O presidente norte-americano parabenizou Lula pela presidência do G20 e pelo progresso no combate à pobreza e à fome no governo dele. Após o telefone, a Casa Branca confirmou a presença de Biden na reunião do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.
Biden também desejou melhoras ao presidente brasileiro pelo ferimento na cabeça após o acidente doméstico no mês passado. Além disso, ambos os líderes concordaram em permanecer em contato próximo durante o G20.
De acordo com o Planalto, "Lula reiterou a amizade e admiração pelo presidente Biden e observou o excelente momento das relações Brasil-EUA nos últimos anos". Ainda declarou que os presidentes destacaram a importância da iniciativa bilateral pela promoção do trabalho decente no mundo - a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores - e a convergência de prioridades entre os dois governos para a promoção da transição energética. "Biden enalteceu a importância do Brasil para a preservação das florestas tropicais e para o combate à mudança do clima", afirmou o governo.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, também confirmou a presença de Biden na cúpula do G20. O evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, sendo esta a primeira vez que o Brasil sedia o encontro.
De acordo com Jean-Pierre , "ele irá ao Peru e ao Brasil para participar dessas conferências. Posso confirmar que o presidente estará presente". Biden também irá à Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru.
O G20
Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global.
O encontro reúne as principais economias do mundo. Atualmente, integram esse grupo os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana.
(correio braziliense)
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* TRT-14 E ENERGISA - Acordos trabalhistas superam R$19 milhões em conciliação em 2024
* RATO GUINCHA PARA O LEÃO - Lula reitera que pode taxar EUA e fala em “bravatas de Trump”
* FALTA A VIÚVA DO 'CLEZÃO' - Juiz federal determina pensão vitalícia para viúva de Vladimir Herzog
* MENTIROSO CARA-DE-PAU - Lula mente ao afirmar que preço da carne caiu 30% em 2023
* STF ANALISA SUPREMA BURRICE - Supremo retoma julgamento sobre letalidade policial no Rio
* FRITURA JUDICIAL - Ex-prefeito de Ji-Paraná tem bens bloqueados pela Justiça de Rondônia
* NÃO RESISTIU - Motociclista que atingiu semáforo após cair morre em hospital
* ZONA SUL - Motociclista fica ferido após colisão com outra moto
* HOMICÍDIO - Homem é morto a facadas na porta de apartamento da ex-mulher em Porto Velho