MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Adolescentes de Rondônia compartilham boas práticas de participação cidadã
UNICEF realiza encontros estaduais para a disseminação e reconhecimento de atividades desenvolvidas por adolescentes de municípios do Selo UNICEF nas áreas de mudanças climáticas, enfrentamento às violências, entre outras
A partir do dia 24 de outubro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) reunirá mais de 60 adolescentes em Rondônia para o compartilhamento de boas práticas de participação social protagonizadas em municípios do Selo UNICEF, junto com a implementação da ONG Visão Mundial, organização humanitária presente no Brasil há mais de 45 anos. Com o tema "Com meu NUCA, eu faço a diferença", os festivais reconhecerão o engajamento dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) em atividades relacionadas a temáticas prioritárias para a iniciativa, como mudanças climáticas, enfrentamento ao racismo e outras violências, empoderamento de meninas, igualdade de gênero e prevenção à gravidez na adolescência.
Como parte desta edição do Selo UNICEF, mais de 1.600 municípios criaram NUCAs, reunindo cerca de 54 mil adolescentes em grupos que são continuamente estimulados a participar de debates e decisões municipais. “Estamos encerrando o ciclo 2021-2024 do Selo UNICEF e estes encontros serão também uma oportunidade de reconhecer, celebrar e estimular o fortalecimento das redes de adolescentes criadas a partir dos NUCAs, que já provocaram mudanças importantes em seus municípios”, disse Luiza Leitão, oficial de desenvolvimento e participação cidadã de adolescentes do UNICEF.
Durante os encontros presenciais, os participantes realizarão também uma ação prática relacionada à crise climática e adaptada ao local onde o encontro acontecerá, representando o Dia de Ação que vem ocorrendo, mensalmente, como parte do movimento #EntrenoclimaUNICEF. “Reunir adolescentes de diferentes municípios em um Dia de Ação coletivo será uma oportunidade única para troca de aprendizado e saberes, fortalecendo o compromisso que eles já têm com a temática”, destacou Luiza, lembrando que os NUCAs estão realizando atividades pelo enfrentamento das mudanças climáticas em seus territórios desde 2002.
Os Festivais dos NUCAs são uma iniciativa do UNICEF, realizados em parceria com as organizações implementadoras do Selo UNICEF nos estados, e fazem parte da agenda do Selo UNICEF 2021-2024. “A participação ativa dos adolescentes no processo de transformação de suas comunidades é um dos pilares da nossa atuação. Estamos empolgados em colaborar com o UNICEF para fortalecer esses espaços, pois acreditamos que empoderar os jovens é essencial para que eles liderem as mudanças que querem ver em suas vidas e no mundo”, conclui Thiago Crucitti, Diretor Nacional da ONG Visão Mundial.
Selo UNICEF – O Selo UNICEF é uma das principais iniciativas do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os gestores assumem o compromisso de manter uma agenda direcionada à infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.
[Serviço]
Festival do NUCA
Data: 24 de outubro
Horário: 8h e 14h
Local: FIERO - Rui Barbosa, 1112 - Arigolândia, Porto Velho - RO, 76801-186
Carol Montuori
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo