PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - Governo de RO reforça ações de educação ambiental no Festival de Praia de Costa Marques
Educação ambiental é fortalecida em evento do governo de Rondônia, no Festival de Curralinho
Com o objetivo de conscientizar a população e os turistas sobre a importância da preservação ambiental, o governo de Rondônia realizou importantes ações de educação ambiental durante o Festival de Praia de Costa Marques, que ocorreu de 26 a 29 de setembro de 2024, na Praia de Curralinho. Durante os dias do evento, foram promovidas diversas atividades que destacaram temas como a prevenção de queimadas, uso consciente dos recursos hídricos e a gestão de resíduos sólidos.
A programação foi desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), em parceria com a Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC).
SENSIBILIZAÇÃO E ATIVIDADES
Um dos principais focos das atividades foi a sensibilização da comunidade sobre a importância da Reserva Extrativista (Resex) Curralinho e sua zona de amortecimento, local onde ocorre o Festival. Além disso, foram promovidas palestras e campanhas de conscientização que envolveram os participantes do evento em práticas sustentáveis, incentivando atitudes que contribuem para a conservação do meio ambiente.
Essas atividades serviram como uma importante ferramenta para despertar a consciência ambiental e o senso de responsabilidade de cada cidadão na proteção do patrimônio natural da região, além da função que desempenha na manutenção do equilíbrio ambiental e na proteção da biodiversidade local.
CULTURA DA SUSTENTABILIDADE
Ações de conscientização sobre prevenção de queimadas |
De acordo com a coordenadora da Ceam, Deigna Laís Oliviak, o trabalho desenvolvido durante o Festival reforça a importância de promover a educação ambiental para a população de forma prática e acessível. “Queremos que as pessoas compreendam que cada atitude conta na preservação do meio ambiente, e que ações como a prevenção de queimadas e o correto descarte de resíduos sólidos fazem toda a diferença. Nosso objetivo é promover a sensibilização e a conscientização, fortalecendo a cultura da sustentabilidade em Rondônia”, afirmou.
LAZER E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, as ações desenvolvidas reforçam o compromisso com a educação ambiental no estado. “A realização das atividades demonstra que é possível conciliar a celebração de eventos culturais e de lazer com a preservação do meio ambiente. A iniciativa fortalece o engajamento da sociedade na construção de um futuro mais sustentável para o estado, promovendo a valorização e o respeito ao meio ambiente em todas as suas dimensões”, destacou.
Secom
Noticias da Semana
* VALE A PENA VER DE NOVO - Programa a voz do Povo entrevista com Osmar Silva
* A VOZ DO POVO - "A Mariana perdeu para ela mesma no primeiro turno", diz Osmar Silva
* LÍNGUA DE FOGO – 47ª aniversário de Ariquemes, a 3ª maior cidade de RO
* BOCA MALDITA - Vereadores elegem novo presidente ao gosto do Fúria
* CUMPLICIDADE, QUER DIZER - “Vivemos em grande harmonia entre os Poderes”, diz presidente do STF
* ALÉM DO NECESSÁRIO - Campeões de votos na corrida à Câmara de Porto Velho ficam de fora; entenda
* GOVERNO ARROMBA O BRASIL - Estatais têm rombo de R$ 7,2 bilhões em 2024
* LUTO EM CACOAL - Coreógrafo e jovem bailarina perdem a vida em trágico acidente
* HEREGES E HIPÓCRITAS - Lula e Janja assistem à procissão do Círio de Nazaré com Fafá de Belém
* ESTADO GRAVÍSSIMO - Jovem é encontrada caída na RO 135 com sinais de atropelamento
* JI-PARANÁ - Forte impacto matou ciclista que tentou atravessar a BR-364
* TOMARAM TACA - Vereadores amostradinhos perdem espaço em Alto Paraíso