PROTEÇÃO A 'SÓCIOS' NO CRIME - Governo Lula impõe sigilo sobre irmãos Batista na Venezuela
J&F tem feito reuniões com autoridades de Maduro
![]() |
O Ministério das Relações Exteriores do governo Lula (PT) decretou sigilo de cinco anos para documentos sobre os irmãos Joesley e Wesley Batista e a ditadura de Nicolás Maduro.
Em dezembro de 2024, o jornal O Globo pediu acesso aos telegramas, despachos telegráficos e circulares do Itamaraty com a Embaixada do Brasil em Caracas, capital da Venezuela.
Os arquivos são sobre os irmãos Batista, o grupo J&F, a JBS e a Âmbar Energia. Entre os temas tratados está o relato de uma visita ao então ministro de Petróleo e presidente da PDVSA, Pedro Tellechea, que teria acontecido em 27 de fevereiro do ano passado. O Termo de Classificação da Informação não esclarece quem participou da audiência, nem os assuntos tratados.
A J&F tem interesses na Venezuela e tem feito reuniões com autoridades de Maduro. Em 2023, o grupo dos irmãos Batista comprou a petroleira Fluxus. Depois disso, Joesley e Wesley começaram a procurar campos de petróleo na Venezuela e no Peru.
O sigilo das comunicações diplomáticas dos irmãos Batista e a Venezuela foi determinado pela embaixadora do Brasil em Caracas, Glivânia Maria de Oliveira. As informações são da Oeste e do jornal O Globo.
(pleno.news)
Noticias da Semana
* TERRA SEM TÍTULO - Deputada Cláudia cobra, do Incra, titulação de chácaras em Mirante da Serra
* 1,6 MILHÕES DE PREJUDICADOS - Como será a devolução de R$ 20 milhões do Banco do Brasil a clientes
* FOI ELIMINADA POR 5X4 - Gazin Porto Velho se despede da Copa Verde e foca no Estadual 2025
* NÃO VIU? VEJA: MISSÃO DE FÉ - Filha de Keila Ferreira é ungida a pastora durante culto fúnebre
* PIRATAS DO MADEIRA - PCC e Comando Vermelho estão com seus escritórios do crime asfixiados