O TERROR E A SEDUÇÃO - Como um mal-entendido deu origem ao popular mito dos vampiros

      Compartilhe:

      Sejam eles sedutores, como na série True Blood (2008-2014) e na saga Crepúsculo (2008-2012), ou absurdos, como em Hotel Transilvânia (2012-2022) e Renfield – Dando Sangue pelo Chefe (2023), os vampiros têm há muito tempo lugar garantido no cinema.

      A longa lista de representações, que reflete o fascínio que a humanidade nutre há séculos por essas criaturas, foi recentemente reforçada com Nosferatu, que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (02/01) levando os vampiros de volta a suas antigas origens, no folclore europeu.

      A obra é uma refilmagem do clássico homônimo do cinema mudo lançado em 1922, um filme de época meticulosamente pesquisado, ambientado na Alemanha do início do século 19.

      Bill Skarsgård interpreta o morto-vivo Conde Orlok, um vampiro que não é um devasso encantador, nem um rabugento solitário, mas uma força demoníaca estranha e monstruosa.

      O historiador alemão Thomas M. Bohn, autor do livro The Vampire: Origins of a European Myth ("Vampiros: a origem do mito europeu", em tradução livre), diz que a palavra "vampiro" apareceu pela primeira vez em 1725, em um jornal austríaco chamado Wienerisches Diarium.

      No início do século 18, dezenas de pessoas na Sérvia começaram a morrer misteriosamente, supostamente perseguidas por seus vizinhos mortos, reclamando de uma forte sensação de asfixia ou dificuldade para respirar pouco antes de falecer.

      Dois pequenos povoados em particular, Medveda, no sul, e Kisiljevo, no nordeste do país, estavam no epicentro destes rumores.

      Os vilarejos ficavam a 200 quilômetros de distância um do outro, mas registraram um padrão semelhante de incidentes curiosos ao longo de uma década.

      Médicos austríacos foram até lá para investigar a causa destas mortes e prepararam relatórios detalhados sobre tudo que descobriram.

      As conclusões chegaram rapidamente à imprensa austríaca e, posteriormente, aos círculos acadêmicos.

      Um vampiro é uma criatura mítica que, segundo a lenda, sobrevive se alimentando do sangue de pessoas vivas.

      Relatos de aparições de vampiros foram registrados em diferentes culturas ao redor do mundo, mas o termo "vampiro" ganhou popularidade na Europa Ocidental após esses relatos no século 18.


         Comentários
          Noticias da Semana
              Dicas para te ajudar
                TV Tudo Aqui