GIGANTE SE FORTALECEU - Rio Negro está 50cm acima do nível registrado no mesmo período do ano passado
O Rio Negro registrou nesta segunda-feira (13) um nível de 20,56 metros, apresentando 50 cm a mais em comparação ao mesmo período do ano passado, quando atingiu 20,06 metros. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a bacia do Amazonas apresenta características consideradas normais para este período.
Desde 2023, o estado do Amazonas tem enfrentado extremos climáticos decorrentes de uma estiagem severa. No entanto, neste ano, o nível do Rio Negro está acima das medições registradas para o mesmo dia dos anos anteriores. Em 2023, que apresentou o menor nível entre os três anos, o rio atingiu apenas 19,78 metros em 13 de janeiro, uma diferença de 78 cm em relação ao nível atual.
Conforme o último boletim hidrológico divulgado pelo SGB no dia 7 deste mês, o Rio Negro continua registrando elevações em Tapuruquara e Barcelos, onde os níveis são considerados normais para o período. Em Manaus, o Negro está em processo de enchente, subindo uma média diária de 20 cm e já apresenta níveis no intervalo da normalidade para a época.
O rio Solimões também continua registrando elevações, mas com menor intensidade na região a montante, subindo uma média diária de 7 cm em Tabatinga e 10 cm em Fonte Boa. Já na parte média da bacia, apresenta elevações na ordem de 15 cm em Itapéua e 19 cm em Manacapuru, onde os níveis estão próximos da faixa da normalidade para o mês de janeiro.
O Rio Purus continua subindo em Beruri, onde abrange a região do Amazonas, com uma média diária de 19 cm. Enquanto nos últimos registros, o rio Madeira voltou a descer em Porto Velho e Humaitá, e aponta níveis no intervalo inferior da normalidade para o período de enchente.
Segundo o SGB, os postos de monitoramento do Rio Amazonas também estão em processo de enchente. Conforme a classificação no site, a bacia do Rio Amazonas é classificada como “normal” para o período. No entanto, os níveis apresentam valores um pouco abaixo da normalidade para a época em algumas áreas monitoradas. Na última semana, o Amazonas apontou subidas médias diárias de 17 cm em Itacoatiara, 12 cm em Parintins e Óbidos.
Um dos pontos importantes para a época são as precipitações no início da estação chuvosa, que em grande parte da região amazônica, aumentou seu volume. Com os últimos registros anuais sendo quadro mais críticos, as bacias estão em processo de recuperação.
fonte acritica.com
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Estragos da política ontem, e hoje, em Rondônia
* CONTROLE DE POLÍTICAS PÚBLICAS - TCE-RO ofertará mais de 2 mil horas de capacitação em 2025
* EMPREGO E TRABALHO - Sine Porto Velho oferece oportunidades de emprego nesta sexta-feira (21)
* EMPREGO E TRABALHO - Sine Porto Velho oferece oportunidades de emprego nesta sexta-feira (21)
* A LUA E EU - Confira a fase da Lua nesta sexta-feira 21/02/2025
* JUIZ MAU E RANCOROSO - Conta de Alexandre de Moraes no X é desativada