VEJA COMO SABER - Aprenda como ver a localização dos radares eletrônicos da Capital
A fiscalização eletrônica que estava suspensa em Porto Velho foi retomada após ajustes técnicos e estudos realizados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran). A população pode acessar a localização dos radares eletrônicos por meio do GeoPortal PMPV, plataforma digital desenvolvida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog).
A reativação dos radares, oficializada pelo Decreto nº 20.788, ocorreu após detalhados estudos da Semtran. Inicialmente, os radares haviam sido instalados em 15 vias da cidade, mas foram suspensos no final de janeiro de 2025 com o Decreto nº 20.762 para ajustes técnicos. Durante esse período, mais de 114 mil multas aplicadas indevidamente desde dezembro de 2024 foram anuladas.
Além disso, a Prefeitura implementou campanhas educativas para conscientizar os motoristas sobre as novas regras de trânsito, e os limites de velocidade nas vias fiscalizadas foram ajustados para 50 e 60 km/h, substituindo os antigos limites de 30 e 40 km/h. A reativação visa reduzir acidentes e a gravidade das colisões, contando com a instalação de placas e sonorizadores para alertar os motoristas.
Passo a passo para consultar a localização dos radares:
Para iniciar a consulta, acesse a plataforma digital através do link: https://geoportal.portovelho.ro.gov.br/.
No menu principal, clique em “Serviços” e selecione a opção "Mapas Municipais". Ao abrir o mapa interativo, clique na barra de opções e selecione a categoria "Planejamento Urbano" e depois "Mobilidade". Em seguida, selecione "Radares" para visualizar os locais dos dispositivos de fiscalização nas vias de Porto Velho.
Além de informar a posição dos radares, a plataforma oferece outros dados sobre o planejamento do município, como sinalização das vias, perímetro urbano, zoneamento, extensão territorial dos bairros e distritos. Essas informações podem ser consultadas pelos moradores a qualquer momento.
Sobre a plataforma
O GeoPortal é uma plataforma web desenvolvida pela Sempog com o objetivo de fornecer acesso, consulta, análise e disseminação de dados geográficos de Porto Velho. A ferramenta é parte do Sistema Municipal de Informações Urbanas e Territoriais (SMIUT), conforme estabelecido pelo Plano Diretor Participativo de Porto Velho.
A plataforma facilita a integração das diversas bases de dados da Prefeitura, permitindo a constituição do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), ferramenta fundamental para o planejamento urbano e gestão pública. Além disso, esse geoprocessamento digital funciona como um instrumento de transparência, permitindo que os cidadãos acompanhem as informações sobre a cidade de forma acessível e atualizada.
Texto: Emily Costa
Noticias da Semana
* UM 'AGRADIM' PROS BESTAS - IR: PL prevê isenção parcial para quem ganha de R$ 5 mil a R$ 7 mil
* MULHERES SOB MIRA - 'Chá com Elas' debate equidade de gênero e desafios da mulher na sociedade
* CACILDA! CONFESSOU E NEGOU - Suspeito de matar Vitória desmente polícia e nega confissão do crime
* MUSEU HISTÓRICO DE VILHENA - Casa de Rondon oferecerá programação cultural a partir de abril
* SEM PROVAS, E SEM PUDOR - PGR insiste para que Supremo torne 12 acusados réus por golpe
* JOGOS DE HOJE (18/03/25) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* HERÓI DE GUERRA - Morre aos 105 anos o último piloto da Batalha da Inglaterra
* O MONSTRO APARECEU - Único preso no 'caso Vitória' confessa o crime e diz que fez tudo sozinho
* CARAS-DE-PAU DA DITADURA - STF julgará impedimento de Dino e Zanin em ação do golpe
* O CLIMA NO BRASIL HOJE - Previsão do tempo mostra chuva intensa e calor
* DEPOIS DE MUITA ESPERA - Orçamento de 2025 será votado nesta sexta
* ESCONDIDO NA SAIA DA MÃE - Homem agride esposa com vassoura após a ver conversando com vizinho