TRAGÉDIA DOS TEMPORAIS - Temporal em SP derruba 158 árvores, mata 1 e deixa 173 mil sem luz
O temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta quarta, 12, matou um homem que estava dentro de um carro na Avenida Senador Queirós, no centro, e deixou cerca de 173 mil endereços sem luz. O carro em que a vítima estava foi atingido pela queda de uma árvore, de acordo com o Corpo de Bombeiros. De acordo com as informações iniciais, ele seria um taxista - dois passageiros teriam sido tirados do carro sem ferimentos.
A Defesa Civil voltou a enviar alerta severo para os celulares de pessoas nas regiões norte, oeste e central. Na Rua Artur de Azevedo, em Pinheiros, na zona oeste, uma árvore caiu sobre o telhado de um restaurante e dois veículos ocupados. No restaurante, houve o desabamento parcial de teto e três pessoas foram retiradas sem ferimentos de um dos veículos atingidos.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura, áreas de instabilidade formaram a chuva com forte intensidade. Entre as áreas mais afetadas, inclusive com queda de granizo, estão ainda Butantã e Pinheiros, na zona oeste, Campo Limpo, Santo Amaro e Vila Mariana, na sul.
Chichá de 200 anos
Entre as 158 árvores que caíram na região metropolitana até as 18h29, segundo os bombeiros, está a terceira árvore mais antiga da capital paulista. Ela ficava no Largo do Arouche, na República (centro). O chichá de cerca de 200 anos quebrou com a chuva e caiu.
O Corpo de Bombeiros relatou que, até as 18h29, recebeu 3 chamados para desabamento, 4 de enchente e 158 de queda de árvores. A força da chuva provocou pontos de inundação no Terminal Bandeira, no centro. Choveu forte também em Barueri, Carapicuíba, Cotia e Osasco, na região metropolitana da capital.
As rajadas de vento alcançaram 62,9 km/h em Santana-Carandiru, na zona norte, e 61,6 km/h na região central. De acordo com a Enel, concessionária responsável pela distribuição de luz em São Paulo, às 17h30 havia 173 mil clientes sem luz na região metropolitana. A região oeste da capital foi a mais afetada. A Enel informou ter mobilizado todas as equipes disponíveis e, às 19h30, havia 153 mil clientes sem luz na capital.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os locais onde ocorreram as maiores precipitações ontem, em um período de 12 horas, foram Carapicuíba (Altos da Santa Lúcia, com 33 mm) e São Paulo (centro, com: 29 mm). Ainda foram registrados 26 mm em Cotia (Santa Isabel) e 25 mm em Araçoiaba Da Serra (centro).
Próximos dias
O tempo permanece instável nos próximos dias. Uma nova frente fria avança para o litoral paulista, o que vai provocar queda da temperatura máxima no fim de semana. Nesta quinta, 13, na capital paulista, a previsão é de muitas nuvens e tempo abafado, segundo o CGE. À tarde, as pancadas de chuva com até forte intensidade têm potencial para rajadas de vento e novamente formação de alagamentos.
Na sexta, 14, a perspectiva é de céu nublado, com poucas aberturas de sol pela manhã. À tarde, as pancadas de chuva acontecem com até forte intensidade, porém curta duração. Os ventos passam a soprar do quadrante sul, o que vai provocar céu encoberto e chuviscos no período da noite. Os termômetros oscilam entre a mínima de 20°C e a máxima de 27°C.
fonte notíciasaominuto
Noticias da Semana
* EMPREGOS - Sine Porto Velho oferece oportunidades de emprego nesta quinta-feira (13)
* INVESTIGAÇÃO - Corpo em decomposição é encontrado em residência na zona Leste
* CAPTURADO - Polícia prende homem suspeito de roubo e apreende simulacro de arma de fogo
* TRÁFICO - PATAMO prende suspeito e apreende drogas após abordagem
* PANCADAS DE CHUVA EM RO - Chuva forte e espalhada: veja a previsão de hoje para todo o país
* HORÓSCOPO 2025 - Confira a previsão de hoje (13/3) para seu signo
* APANHOU EM BRASÍLIA - Capital-DF supera Porto Velho e avança na Copa do Brasil
* POSTE INIMIGO - Em um ano, 245 colisões de veículos em postes são registradas em Rondônia
* EMPREGO E TRABALHO - Sine Porto Velho oferece oportunidades de emprego nesta quinta-feira (13)
* BRUTOS E SELVAGENS - A cada 17 horas, ao menos uma mulher foi vítima de feminicídio em 2024