Banco Central dos EUA vai 'matar' bitcoin mais cedo ou mais tarde
O bitcoin e outras moedas virtuais caíram até 50% este ano
O bitcoin não será parte da política monetária dos Estados Unidos, razão pela qual o Federal Reserve (o Banco Central do país) irá reprimir a moeda virtual, advertiu o gerente de investimentos Steve Chiavarone.
No entanto, o analista afirmou que a tecnologia blockchain por trás da criptografia permanecerá.
"A moeda em si não é um ótimo meio de troca, não é uma grande quantidade de valor. Ela tem um montante fixo, então o Fed teria que matá-la em algum momento, porque eles não poderiam se envolver em política monetária", disse Chiavarone em entrevista à CNBC.
"Mas a [tecnologia blockchain] por trás disso, pensamos que é mais real do que as pessoas estão dando crédito", continuou.
Os bancos admitiram que a tecnologia blockchain (cadeia de blocos, em tradução livre) pode melhorar a eficiência de compensação e liquidação, fazer pagamentos transfronteiriços mais rápido e mais barato, cortar significativamente a burocracia e modernizar os sistemas de identificação de clientes.
De acordo com Chiavarone, o mercado de criptografia é dominado pela ganância, e é o primeiro sinal de ganância desde a crise econômica de 2008, denominada "Grande Recessão".
"Os investidores queriam estar na montanha russa nos anos 90. Eles queriam retornos altos. Eles não se importaram com a volatilidade", avaliou Chiavarone. "A Grande Recessão colocou o medo em muitas pessoas e elas queriam participar. As pessoas realmente querem entrar nesse comércio de risco".
O bitcoin poderia seguir o destino da Pets.com — uma das maiores empresas virtuais quando a bolha de tecnologia explodiu no início dos anos 2000, disse Chiavarone.
O mercado de criptografia estava crescendo nesta quarta-feira, com negociação do bitcoin acima de US$ 11.000. Todas as 20 maiores moedas digitais, e 87 das 100 melhores que constam no Coinmarketcap, estavam subindo após dois dias de perdas.
O bitcoin e outras moedas virtuais caíram até 50% este ano, já que os investidores ficaram assustados com a notícia de repressão das mesmas na China e na Coreia do Sul.
Alguns analistas dizem que os investidores só queriam ganhar dinheiro depois que os preços subissem devido ao grande sucesso das moedas virtuais. Com informações da Sputnik News.
Noticias da Semana
* DESEMPENHO - Rondônia se destaca na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
* LULA IMPACIENTE E APRESSADO - Lula refaz foto oficial do G20 com Biden, mas sem Milei
* AGRESSÃO - Jovem é encontrada gravemente ferida em residência na zona Leste de Porto Velho
* A 'INCONTROLÁVEL' DO LULA - Mídia internacional dá destaque ao xingamento de Janja a Musk
* LIÇÃO NO BRASIL - Paraguai está entre os países com os preços de combustíveis mais baixos
* G20 COMEÇA SEM PUTIN - Lula recebe autoridades do G20 no Rio; Milei foi um dos últimos a chegar
* O VERMELHINHO DO ALVORADA - Play9 de Felipe Neto recebeu R$ 14 milhões em isenção fiscal
* GOVERNO PROIBIDO DE BLOQUEAR - Governo sofre derrota no Senado sobre emendas parlamentares
* OPERAÇÃO CONTRAGOLPE - Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes com veneno