“Este barco precisa de todos”, diz Daniel ao assumir o governo | Notícias Tudo Aqui!

“Este barco precisa de todos”, diz Daniel ao assumir o governo

Compartilhe:

 Daniel Pereira governa Rondônia desde a tarde desta sexta-feira. Ao receber o cargo no Salão Jerônimo Garcia de Santana (9º andar do Palácio Rio Madeira), agradeceu “os ensinamentos recebidos de Confúcio Moura”. Ponderando: “Infelizmente não aprendi tudo, porque o ritmo dele é grande”.

Mais adiante, discursou: “Sinto-me o comandante do barco, mas esse barco precisa de todos”. “Se assumisse o cargo em 2015, me assustaria, mas hoje levarei a cabo a missão” – disse enaltecendo parcerias com municípios e citando os secretários Valdo Alves (Educação) e George Braga (Planejamento).

Daniel assinou o termo de posse com a caneta do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edilson de Souza Silva, e referiu-se ao ex-secretário Vagner Garcia como “Xerife do Tesouro”.

“O juízo recomendaria ficar quieto após o seu pronunciamento, mas eu digo que o senhor deixou de cuidar sua vida para cuidar da vida dos rondonienses” – elogiou mencionando a distribuição de calcário na agricultura, a produção de peixes, e o barco da saúde para brasileiros e bolivianos.

Saudando ex-governadores presentes ao ato, Daniel disse que Oswaldo Piana ficou notabilizado pelo linhão energético. “Éramos o estado da lamparina”. “Abreu Bianco criou o Idaron, no tempo em que o gado era só para churrasco, e hoje Rondônia é um dos grandes estados criadores de bovinos. “Raupp nos deixou o único porto alfandegado do norte do País; Cassol e Cahúla fizeram estradas e o bonito palácio”

“O governo não é só o governador, mas o Conselho que promove relações mútuas de harmonia entre os poderes”, frisou Confúcio Moura em seu discurso.

À frente do Conselho Superior do Estado de Rondônia, Confúcio mencionou dois itens consignados em ata na mais recente reunião, semana passada, augurando que os próximos governadores sigam essas regras.

1) O compromisso de investir mais em tecnologia de informação, em médio prazo;

2) Antes que projetos sejam enviados à Assembleia Legislativa deverá ser analisada qualquer negociação com sindicatos, quando se tratar de reajuste salarial.

   A fala de Confúcio Moura:

 “FUI UM PREFEITÃO”

 Apoio aos municípios: “Fui um prefeitão, dividi o pão com eles (prefeitos], estou envaidecido com isso”.

“ATRAVESSAMOS A PASSARELA DA CRISE”

 Acenou para autoestima rondoniense: “A Bandeira de Rondônia tremulando no Trevo do Roque e o Espaço Alternativo, a praia do povo de Porto Velho”, disse. “A passarela é 

ondulada, e Rondônia anda bonita; atravessamos a passarela da crise, sempre com resultados positivos”.

“O PRIMEIRO DIA RUMO A UM NOVO DESAFIO”

Não mencionou, mas deixou clara e delineada a disputa por uma vaga no Senado Federal nas eleições de outubro: “Hoje é o meu último dia no governo e ao mesmo tempo o primeiro dia no rumo de novos desafios. Foram sete anos e três meses de mais alegrias do que de tristezas”.

“INFOVIA, A LUZ DO DESENVOLVIMENTO”

“A Infovia é a minha menina dos olhos e será a luz do desenvolvimento do estado”. [referindo-se à infraestrutura de telecomunicações composta por fibras ópticas, rádios e satélites que conectam unidades de negócios do Governo de Rondônia e parceiros em uma rede de dados, voz e imagem em altíssima velocidade].

“GRATIDÃO AOS SERVIDORES”

Reconheceu o papel do funcionalismo: “Peguei um Estado oco. Os salários foram pagos em dia e estão garantidos até dezembro deste ano. Manifesto minha gratidão aos servidores que me ajudaram a governar”.

“CORTES RECUPERARAM A SAÚDE FINANCEIRA”

Desculpou-se: “Cortei cargos, cortei combustíveis e diárias, mas o estado está bem avaliado financeiramente pelo Tesouro Nacional, recebi ontem o resultado”.

SAÚDE, ESCOLAS, PROJETOS

“Inicialmente era uma calamidade, mas conseguimos ser um dos estados que mais investem em saúde no Brasil. Trouxemos o Hospital do Câncer de Barretos, melhoramos e demos conforto a todos, com reformas. A Escola Abaitará em Pimenta Bueno, e em Porto Velho fundamos outra, a Escola Asas do Saber. Incentivamos a Fapero, que hoje ajuda e reconhece os cientistas de Rondônia [Fapero é a sigla da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia]".

“BOMBA RELÓGIO”

Aos governadores do futuro, o Iperon é uma bomba relógio.

“LUTEI CONTRA BUROCRACIA”

“Tivemos uma luta contra a democracia que oprime. Eu passava horas assinando papéis, depois veio a assinatura digital e a substituição de documentos, e com isso economizamos mais de R$ 1 milhão”.

 

MONTEZUMA CRUZ
Notícias Tudo Aqui
Fotos: Ésio Mendes /Secom


 


 Comentários
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui