ESTUDANTES: Discutiram pauta de lutas para 2018 | Notícias Tudo Aqui!

ESTUDANTES: Discutiram pauta de lutas para 2018

Compartilhe:

Porto Velho, RONDÔNIA – Pelo menos 15 Grêmios Estudantis instalados pela União Rondoniense de Estudantes Secundaristas (URES) na rede de ensino municipal e estadual, em evento inédito, se reuniram na sede da entidade na Zona Leste da Capital. Discutiram os novos rumos da educação e a probabilidade de extinção da Tarifa Social de R$ 1,00 no transporte coletivo público.  

 

O conclave, contou com alunos das escolas da Zona Sul, Norte, Oeste e Leste e de observadores do corpo docente e entidades classistas convidadas. Pela primeira vez, Porto Velho reuniu tantos grêmios estudantis de toda a cidade para discutir os projetos que estão sendo aplicados em cada unidade de ensino.

 

Segundo a programação do evento, “os dirigentes tornaram públicas as demandas individuais dos colégios, creches e escolas infantis na primeira infância”. Além da falta de equipamentos de informática, climatização das salas de aulas e as condições em que professores lecionam nas escolas. 

  

O presidente da URES, Django Ferreira, explicou aos Grêmios que o encontro faz parte de uma série de ações afirmativas que irão “dá um novo tom nas lutas e à ampliação de direitos que buscam garantir melhorias a estudantes e professores ainda em 2018”.

 

Ele se refere à diminuição das dificuldades enfrentadas por alunos e professores, sobretudo na rede municipal de ensino e ao fortalecimento das lutas para 2018, como a aprovação do Passe Livre com tarifa zero aos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família e usuários do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida.

 

Presidentes de Grêmios Estudantis das escolas das regiões Leste (Brasília, Risoleta Neves e Daniel Néri) e Sul (Capitão Cláudio, Bela Vista e Sebastiana L. Oliveira) lembraram, que “as conquistas obtidas pela URES e os Grêmios não levam a chancela de políticos”, até porque conta-se nos dedos aqueles que emprestam solidariedade às causas estudantis.

 

No evento foram listadas, por alunos e professores,as principais conquistas obtidas pela URES desde sua criação, entre as quais, “a Meia-Passagem e a Tarifa Social de R$ 1,00 junto ao Consórcio SIM” e o acesso ao Programa Faculdade Pública Municipal na Prefeitura além de convênios e Plano de Saúde”.

 

- São ainda muito grandes as dificuldades enfrentadas pelas entidades estudantis em Porto Velho e interior do Estado,segundo o Departamento de Formação e Liderança Estudantil da entidade, na região Leste e Sul.

 

Os dirigentes dos grêmiosestudantis das Escolas Estaduais Araújo Lima, Risoleta Neves, João Bento da Costa, Brasília, Sebastiana Oliveira, Daniel Nery e outros, pediram ao final do evento, “mais autonomia aos alunos”.

 

Eles desejam “oficinas profissionalizantes, com uma gama de opções dentro da escola, algo que seja um marco da escolha da área acadêmica que iremos cursar ao chegarmos à Universidade”.

 

XICO NERY 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui