Fiero realiza café da manhã em homenagem ao Dia do Jornalista
O Dia do Jornalista é dia 7 de abril, mas a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) antecipa a comemoração. Pelo segundo ano, a instituição vai realizar evento de confraternização em homenagem aos profissionais da imprensa. O café da manhã acontece nesta quinta-feira, 5, no salão de convenções da Casa da Indústria, a partir das 8 horas.
O presidente da Fiero, Marcelo Thomé ressalta os jornalistas como o elo mais importante na aldeia global. “É uma honra a oportunidade de celebrar a data de um dos mais importantes segmentos profissionais, que é o jornalismo, a quem devotamos profundo respeito.
Thomé lembra que não é possível coexistir regime democrático sem liberdade de imprensa e de expressão. “São esses valores, exercidos com ética, transparência e imparcialidade, que possibilitam à sociedade brasileira tomar conhecimento de tudo que se passa no Brasil e no Mundo, por mais que se tente escamotear a verdade”, exultou.
O coordenador de Comunicação Social da Fiero, jornalista Carlos Araújo, destaca a homenagem aos colegas como uma forma de estreitar o relacionamento com aqueles que exercem a profissão e merecem esse reconhecimento, estimulo e valorização.
Araújo ressalta o sucesso da primeira edição do Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo, instituído pela Fiero e realizado em setembro do ano passado. Nosso objetivo é ressaltar o trabalho ininterrupto do jornalista em contribuir com seu papel social, enfrentando desafios e adversidades todos os dias”, disse.
História
Desde 1808, época em que surgiu o primeiro jornal em língua portuguesa, o Correio Brasiliense, do jornalista Hipólito José da Costa, esta profissão desempenha um importante papel para a sociedade brasileira. O compromisso com a ética e a veracidade dos fatos é uma marca dos profissionais que acreditam na grande relevância de transmitir informação às pessoas, dando a elas à possibilidade de terem senso crítico e cultura.
O dia 07 de abril é a data oficial da profissão de jornalista, pois trata-se de uma homenagem criada pela Associação Brasileira de Imprensa a Giovanni Líbero Badaró. Ele foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou Dom Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 07 de abril. Em 1931, cem anos depois, a data passou a ser oficialmente “Dia do Jornalista”.
Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero
Carlos Araújo
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima