A deputada federal Marinha Raupp (MDB), no início da noite de hoje (18), conseguiu o compromisso formal do Líder do seu partido, deputado Baleia Rossi, de que será feito um pedido de liderança para que a MP 817, que trata da transposição dos servidores para os quadros da União, seja colocada em pauta como prioridade, na próxima semana.
Baleia Rossi disse que a colocação em pauta da MP que beneficia os servidores do Estado de Rondônia é, inegavelmente , justiça que está sendo feita para com aqueles que fizeram o Estado nascer.
A Medida Provisória 817, disciplina o disposto nas emendas Constitucionais 60, de 2009; 79 de 2014 e 98 de 2017, que tratam, todas, da transposição dos servidores dos ex territórios de Rondônia, Amapá e Roraima. VEJA O VÍDEO
A parlamentar conseguiu também na noite de ontem, o compromisso do líder do Governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC-SE) para que a matéria seja colocada em pauta nas duas casas o mais breve possível. Moura destacou que se empenhará, não só pela colocação para votação, como também para que seja aprovada pelas casas, sem restrições.
Considerada na semana passada como a grande vitória da transposição, foi a inclusão na MP 817 de todos os órgãos que prestavam serviços diretamente ao Estado até março de 87 e também os Poderes Legislativo e Judiciário, que haviam sio deixados de fora por veto por ex-presidente Lula.
Na votação da semana passada, acatando destaques feitos pela bancada de Rondônia, o senador Romero Jucá, de Roraima, decidiu colocar como destaques do Relator, o que dá mais peso às reivindicações junto ao Governo Federal.
A deputada Marinha Raupp disse ainda que continuará, na próxima semana, um trabalho de corpo-a-corpo dos membros da bancada federal com o Governo Federal para que não exista a possibilidade de veto presidencial na matéria.
(David Casseb)