Médicos atendem doentes de carótida na avenida, alguns irão direto para cirurgia | Notícias Tudo Aqui!

Médicos atendem doentes de carótida na avenida, alguns irão direto para cirurgia

Compartilhe:

Equipe médica e colaboradores do Hospital de Base atenderam hoje mais de 150 pessoas, das 8h às 13h desta sexta-feira, no Espaço Alternativo.

O grupo fez ultrassonografias de carótidas. Alguns pacientes foram encaminhados para cirurgia vascular e outras especialidades médicas.

A operação começou às 8h no Espaço Alternativo de Porto Velho, utilizando três aparelhos de ultrassom portáteis. 

A parceria do Estado com a Ação Global [noticiada na TV] foi importante. Em diversas tendas, as pessoas foram atendidas por quatro médicos do corpo técnico que fizeram as ultrassonoigrafias: Andréa Cheski, Alexandre Fiorine,  Álvaro Galvão, José Rosa e Marcos Adriano da Fonseca. O enfermeiro Gilmar Meireles coordenou a equipe que auxiliou os médicos. A acadêmica de medicina Poliana Gurgel participou da equipe.

O ultrassom das carótidas é um exame fácil e indolor que ajuda a avaliar o interior das artérias carótidas que passam pela lateral do pescoço e transportam o oxigênio para o cérebro. 

Quando existem problemas de saúde, entre os quais, colesterol alto ou pressão alta, essas artérias podem acumular gordura nas suas paredes, que vão estreitam o seu interior e diminuem a quantidade de sangue que passa para o cérebro.

Além disso, essas pequenas placas de gordura também podem romper, formando um coágulo que pode ser transportado até ao cérebro e provocar um AVC.

Pesquisa recente feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul estima que os danos relacionados a medicamentos, além de extremamente prejudiciais ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas, custariam R$ 60 bilhões ao ano para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O mais grave é que metade dos casos avaliados no estudo seria evitada com supervisão mais cuidadosa e efetiva dos tratamentos. Buscando fazer sua parte frente a este cenário, a Rede Globo e o Conselho Federal de Farmácia promovem o projeto Bem Estar Global.

Farmacêuticos tiraram dúvidas sobre a utilização de dispositivos inalatórios muito utilizados por pessoas com asma e aquelas com diabetes em uso de insulina. Elas foram orientadas a respeito de locais corretos de aplicação desse medicamento. Também aprenderam como reciclar embalagens plásticas de parede rígida para descarte de seringa de aplicação de insulina, lancetas e tiras reagentes, evitando o descarte no lixo comum.

Eles aplicaram testes capilares de glicemia e colesterol e medida da capacidade respiratória pelo Peak Flow. Pacientes que apresentarem algum desses parâmetros alterados foram avaliados quando à necessidade, efetividade e segurança dos medicamentos em uso ou da necessidade de serem encaminhados ao médico para elucidação diagnóstica.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho ofereceu uma ambulância do SAMU para atender pacientes que passarem pelas tendas da Farmácia no Bem Estar Global e que necessitarem de atendimento de emergência, diagnóstico ou ajustes na farmacoterapia.

O Hospital Santa Marcelina recebeu os pacientes com pé diabético e feridas. Farmácias locais da rede Pague Menos e que já dispõem de atendimento em consultório farmacêutico também

NOTÍCIAS TUDO AQUI E O RONDONIENSE


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui