Planetário revelou mistérios do Universo e encantou o público | Notícias Tudo Aqui!

Planetário revelou mistérios do Universo e encantou o público

Compartilhe:

 

Planetário permitiu ao público ficar bem perto da lua, galáxias e até se desviar de asteroides

 

Uma das novidades da segunda edição da Infoparty, realizada em Porto Velho, foi o planetário. Entre uma diversidade de atividades tecnológicas, competições de games, robótica, startups e palestras sobre empreendedorismo digital em 48 horas ininterruptas de programação, se formou uma fila constante em frente à bolha azul em formato de um iglu (casa de esquimós) e chamava atenção. Por fora, muito mistério, lá dentro, uma experiência única.

A cada sessão entre 80 e 85 pessoas embarcavam na aventura. Ao entrar, os participantes percorriam um breve caminho no escuro até chegar ao espaço onde eram convidados a se sentarem e começavam a desvendar mais sobre o Universo, sempre guiados pelo coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Cleyton Assis Loureiro de Souza.

A experiência no laboratório itinerante multidisciplinar com projeção de 360 graus permite a aproximação com o espaço muitas vezes pouco conhecido pela população. Lá dentro, os participantes têm a sensação de ficarem bem perto das estrelas, podem ver a lua de outro planeta e ainda têm a impressão de terem que se desviar de asteróides. Ao final, houve uma dinâmica para descontrair. Às vezes, o desafio era nadar com tubarões ou se aventurar em uma montanha russa.

O servidor público Gilberto Júnior e os filhos João Pedro e Lucas aprovam a experiência do planetário

 - ‘Ele causa um fascínio por envolver misticismo, curiosidade. Planetas que estão muito distantes, nós trazemos para perto, fazemos eles girarem, mostramos muito mais do que é possível em um livro. Também trazemos galáxias nebulosas, buraco negro. Proporcionamos a emoção de fazer uma viagem como se estivesse em uma nave espacial. Uma hora você está na lua, depois já está em Marte. Rapidamente você chega a qualquer lugar do Universo no planetário’, explicava o professor.

Também foi possível fazer uma viagem no tempo. ‘‘Podemos fazer mudanças temporais de mil anos no passado ou no futuro e mostrar que isso não causa grandes alterações no aspecto do céu porque para causar mudança no aspecto do céu são milhões e milhões de anos’’, explicou. Durante as sessões, o professor também aproveitou para divulgar a Olímpiada Brasileira de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes.

O planetário foi adquirido através de um projeto de extensão e por meio de uma emenda parlamentar e faz muito sucesso no Acre, onde há dois deles e esta foi à primeira experiência dele em Rondônia. O sucesso do planetário foi tanto que recebeu convite para estar em breve em Ji-Paraná e Guajará-Mirim.

O professor ainda deu uma avaliação positiva ao evento. ‘‘Achei essa organização dez porque você pegar o local do nada e transformar em um evento desse porte é para a gente parabenizar toda a equipe e toda a idealização desse projeto’’, disse ao se referir da tenda climatizada montada no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

                                                                                                                   

                      A longa fila em frente ao planetário mostrou que a novidade da Infoparty 2017 agradou o público

 A Infoparty é um evento de fomento a ciência e tecnologia promovido pelo governo de Rondônia. Este ano atraiu mais de seis mil pessoas, a maioria jovens e até um público de estados vizinhos como do Acre, Mato Grosso, Pará e Amazonas. Trouxe nomes de peso no cenário nacional e internacional e uma programação diversificada para despertar o interesse do público em colocar Rondônia como referência em inovações tecnológicas e científicas.

 

Fonte  

 Secom - Governo de Rondônia

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui