Qual o melhor exercício: corrida ou bicicleta? | Notícias Tudo Aqui!

Qual o melhor exercício: corrida ou bicicleta?

Compartilhe:

Corrida ou bicicleta? Esses são treinos cardiovasculares bastante completos, cheios de vantagens e que não exigem muito além de um par de tênis ou uma bicicleta e força de vontade. Entre um ou outro, tem a preferência pessoal de cada um, mas a verdade é que são diferentes e, segundo a Women’s Health UK, um é melhor que outro.

Em um artigo publicado esta semana, a revista especializada em esporte analisou paralelamente os treinos de corrida e bicicleta sob vários ângulos, chegando à conclusão que bicicleta é o melhor treino de cardio.

Vejamos os efeitos de um e outro no corpo: segundo um estudo feito na universidade de Birmingham, em dois treinos com a mesma duração e intensidade, se nota que no caso da corrida há maior perda de gordura na zona abdominal. Contudo, se ao treino de bicicleta associar treino muscular com agachamento com pesos, os resultados serão bem mais visíveis que no primeiro caso, conclui o mesmo estudo.

Quanto ao cérebro, um estudo feito na Universidade de Arizona aponta que a corrida traz benefícios para a mente, ao melhorar a capacidade de multitasking. Já a bicicleta, e passando para um outro campo, é mais benéfico no sentido que  o hábito se encaixa melhor com o dia a dia - ao optar pela bicicleta em vez de carro,está aderindo a uma prática mais saudável ao mesmo tempo em que se desloca para as tarefas diárias, além de que economiza dinheiro.

Voltando aos benefícios e malefícios dos treinos para o corpo humano, na corrida o praticante está mais propício a lesões nos joelhos, que se devem, de forma geral, ao mau posicionamento do pé ou ao grande impacto do pé no solo. Também o quadril e os tornozelos estão mais expostos a lesões na corrida do que na bicicleta.

Já na bicicleta, os riscos de lesões são menores, ainda que se aponte a possibilidade de se machicar na zona genital, por conta de uma má postura.

Em suma, e segundo os personal trainers com que a Women’s Health falou, “além de ser bastante acessível, para não mencionar que é de graça, a corrida ajuda a melhoras a densidade óssea, protegendo contra a osteoporose”, contudo, a bicicleta ‘ganha’ a nível muscular, “graças aos seus benefícios para vários grupos musculares, menor risco de lesão e acessibilidade ao tipo de treino.

 

Fonte: Noticias ao Minuto


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui