Qualidade da água mineral e agrotóxicos nos ‘hortifrutis’ na mira do Ministério Público
A preocupação com a qualidade da água mineral comercializada em Rondônia e com o controle de agrotóxico levou a promotoria do Consumidor do Ministério Público de Rondônia a se encontrar com representantes da Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa), Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e do Procon. Os dois temas são da maior relevância para a saúde pública, posto que há muita reclamação dos consumidores quanto à qualidade da água mineral produzida em Rondônia e da incidência de agrotóxicos em produtos hortifrútis.
No ano passado, uma das empresas que produzem, envazam e comercializa água mineral em Porto Velho foi condenada pela justiça a indenizar consumidores por vender água com alto teor de lama. As reclamações são recorrentes.
A reunião aconteceu nesta terça-feira, 27 de fevereiro, com representantes da Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa), Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e Procon e discutiu o andamento de procedimentos que tratam da fiscalização da qualidade da água mineral e do controle de agrotóxicos em frutas e hortaliças comercializadas por estabelecimentos comerciais em Porto Velho.
Em relação a água mineral, a Visa Municipal explicou que fiscaliza a adequação do transporte, armazenamento e comercialização dos garrafões, cabendo ao Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM) a fiscalização da água mineral na fonte. A reunião faz parte de procedimentos instaurados pela Promotoria de Defesa do Consumidor para apurar a qualidade da água mineral e dos alimentos hortifrutigranjeiros que são comercializados em Porto Velho.
Coordenada pela promotora de Justiça de Defesa do Consumidor em Porto Velho, Daniela Nicolai de Oliveira Lima, a reunião contou com a participação dos representantes da Agevisa, Vanessa Ezaki e Lúcia Maria Marciano Freiras; da Visa, Ronaldo Gabriel Passos da Silva e Ailton Furtado e, do Procon, Jadson Fernandes da Silva e Rozemildo Ferreira Teixeira.
Em relação ao controle de agrotóxicos em frutas e hortaliças, a representante da Agevisa explicou como é realizado o processo de coletas de amostras dos alimentos nos supermercados locais e as medidas que são adotadas quando são identificados hortaliças e frutas com presença de agrotóxicos acima do permitido.
Fonte: Expressão Rondônia
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima