São Paulo causaria vergonha se sediasse Fórum Mundial da Água | Notícias Tudo Aqui!

São Paulo causaria vergonha se sediasse Fórum Mundial da Água

Compartilhe:

 

Um dos destaques desta segunda-feira é o Fórum Mundial da Água, que reúne em Brasília cerca de 40 mil participantes do Brasil e de vários países. Para a capital federal ser poupada de um vexame durante a realização do evento, o governo do Distrito Federal suspendeu o racionamento que secaria as torneiras da cidade. Se a reunião fosse em São Paulo, o vexame seria de outro tipo, e inevitável.

O governo do estado não teria como esconder os enormes canais de esgoto a céu aberto que cortam a capital paulista nem a fedentina que eles exalam.

Enquanto grandes metrópoles em outros países conseguiram combater a poluição de seus rios, em São Paulo vergonhosamente os rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí funcionam, com dezenas de seus afluentes, como uma pestilenta rede coletora de esgotos. Isso certamente não será apresentado no Espaço São Paulo, o estande do governo paulista no Fórum, que mostra o estado como “precursor na gestão das águas no Brasil”.

Essa situação foi criticada em junho de 2014 pelo o engenheiro Jerson Kelman, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atual diretor-presidente da estatal Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp).

Meses antes de assumir seu cargo, ele afirmou que o governo paulista deveria começar a evitar o desperdício de águas de chuvas como veículo de esgotos na capital antes de começar a captar água da bacia do rio Paraíba do Sul para o sistema Cantareira [“Antes de assumir a Sabesp, Kelman criticou captação do rio Paraíba do SulFolha, 21/janeiro/2015].

Além de não aproveitar água de chuvas, São Paulo também desperdiça grande parte da água captada e tratada. No estado mais rico da federação ainda há perdas da ordem de 30% em sua rede de abastecimento. Sem falar em suas áreas de mananciais, que muitas vezes são ocupadas pela urbanização com habitações sem coleta e tratamento de esgotos. Enquanto isso, hoje, no Fórum Mundial da Água, um relatório da Unesco enfatiza a importância do uso racional dos recursos hídricos.

As notícias sobre o Fórum estão a seguir com seus títulos destacados em negrito vermelho.

 

MAURÍCIO TUFFANI
Editor do site Direto da Ciência


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui